4 filmes latino-americanos na HBO Max para sair da bolha Hollywood Divulgação / Warner Bros.

4 filmes latino-americanos na HBO Max para sair da bolha Hollywood

O cinema latino-americano pode não ter a pompa e a popularidade do hollywoodiano, mas orçamento e grandiosidade não tem relação com qualidade. Quem acha isso claramente entende muito pouco de cinema e tá perdendo muita coisa boa do que é feito de cá. Se você quer prestigiar mais as produções nacionais e irmãs, te garanto que as narrativas são muito mais originais, ousadas, íntimas e profundamente arraigadas em tesões sociais e culturais. Esse frescor narrativo dificilmente é encontrado lá fora do nosso bolo.

A produção latino-americana é mais sobre afetos e menos sobre efeitos especiais. Nossos diretores não se preocupam em entregar respostas mastigadas, mas querem provocar reflexões sobre a vida e suas contradições. Escolher mergulhar em uma dessas histórias é romper a bolha e se abrir para novas perspectivas cinematográficas.

Muito mais que entretenimento, essas obras são testemunhos de sociedades que enfrentam desigualdades, paixões e violências cotidianas. Elas dão voz a personagens que raramente encontram espaço nas narrativas hegemônicas e nos confrontam com dilemas universais sob o olhar latino-americano. Cada história é um espelho fragmentado da nossa realidade que revelam nuances específicas, mas universais. Confira essa seleção de títulos!

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.