Séries

3 anos depois, a temporada mais esperada da história da Netflix acaba de estrear Divulgação / Netflix

3 anos depois, a temporada mais esperada da história da Netflix acaba de estrear

A partir de novembro de 1983, o mistério instalou-se na cidade de Hawkins, Indiana, no centro-norte americano, com o desaparecimento de Will Byers, um garoto de doze anos, e enquanto a polícia realiza as buscas, seus amigos fazem descoberta que pode mudar os rumos da humanidade. Esse é o mote que dá azo às mil reviravoltas de “Stranger Things”, que chega à quinta temporada como sinônimo irrefutável de consagração popular e respeito dos críticos.

Chegou à Netflix a série que fãs de samurais pediam há anos — e ela já domina as conversas de 2025 Divulgação / Netflix

Chegou à Netflix a série que fãs de samurais pediam há anos — e ela já domina as conversas de 2025

O confronto de 292 guerreiros caídos em desgraça por um prêmio de bilhões de ienes é o mote central de “Até o Último Samurai”, série que mistura o sobrestimado “Round 6” (2021-2025), de Hwang Dong-hyuk, e “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” (2024), de Jonathan van Tulleken e Frederick E.O. Toye, vencedora do Emmy de Melhor Série Dramática de 2024. Michihito Fujii, Kento Yamaguchi e Toru Yamamoto dirigem cada um dois dos seis episódios, mirando o espírito do mangá de Shogo Imamura ilustrado por Katsumi Tatsuzawa, e no roteiro de Fujii e Risa Yashiro nota-se o refinamento dos diálogos e das situações, marca do gênero.

O crime que o mundo esqueceu — até a Netflix contar a história Divulgação / Netflix

O crime que o mundo esqueceu — até a Netflix contar a história

Escrita por mãos humanas — e, portanto, sujeita a paixões, medos e conveniências —, a História apresenta seus caprichos, desafiando os métodos e incutindo reflexões nos homens de boa vontade. Esse movimento embalou James Abram Garfield (1831-1881), um advogado de Moreland Hills, Ohio, no nordeste dos Estados Unidos, e fez dele o vigésimo presidente americano, malgrado a lógica e as muitas objeções do destino. Os quatro episódios de “Como um Relâmpago” voltam a um capítulo obscuro da política de uma nação erguida sobre a inabalável crença nos desígnios do povo e no ressentimento atroz que ela inspira naqueles que sabem não participar da festa.

Nova série da Netflix traz o triângulo amoroso mais intenso do ano — estranha, mas impossível de parar de ver Divulgação / Netflix

Nova série da Netflix traz o triângulo amoroso mais intenso do ano — estranha, mas impossível de parar de ver

“Simplesmente Alicia” tem, sim, um tom nonsense, mas ao longo dos dezenove episódios vai aparecendo um ou outro ensinamento para quem tem vontade de aventurar-se pelas agruras e belezas dos relacionamentos sérios. Marta Betoldi e Esteban del Campo Bagu demonstram a  inequívoca liderança da Colômbia na produção de conteúdo audiovisual em espanhol para streaming, com 2,59 bilhões de horas assistidas e 24,6% do mercado latino-americano, só na Netflix. Pluralidade é a fórmula do sucesso, como se vê aqui.

De país em país, ela somou mais de 800 dias no Top 10 da Netflix — e a 4ª temporada estreou hoje Susie Allnutt / Netflix

De país em país, ela somou mais de 800 dias no Top 10 da Netflix — e a 4ª temporada estreou hoje

É o início de uma nova era. Ainda que “The Witcher” continue, a saída de Henry Cavill — depois de as gravações terem sido paralisadas por duas vezes, devido à pandemia de covid-19, entre 2020 e 2022, e à greve dos roteiristas, em 2023 —, marca um divisor de águas daqueles na série, que deve, sim, boa parte de seu êxito ao carisma magnético do astro. Agora é Liam Hemsworth quem assume o posto, numa manobra cheia de riscos, que fere suscetibilidades e exalta os ânimos.