Netflix disponibiliza coleção com 20 filmes raros de cineastas negros produzidos entre 1915 e 1946

Netflix disponibiliza coleção com 20 filmes raros de cineastas negros produzidos entre 1915 e 1946

A Netflix disponibilizou para os assinantes brasileiros a coleção “Pioneiros Afro-Americanos do Cinema”, que foi lançada em 2015 pela distribuidora de filmes e vídeos Kino Lorber. A coleção é formada por 20 filmes raros produzidos entre 1915 e 1946, por cineastas negros americanos, entre eles Oscar Micheaux, Spencer Williams, Richard E. Norman e Richard Maurice. Os diretores são considerados os pioneiros em produções para o público negro americano.

A coleção reúne curtas, médias e longas-metragens de gêneros variados, como drama, comédia, mistério e fantasia. De acordo com informações da Kino Lorber, para a coletânea foi necessário um amplo trabalho de restaurações digitais de filmes, fragmentos, trailers, filmagens documentais, entrevistas e arquivos de áudio.

Para isso, a distribuidora contou com o financiamento da campanha Kickstarter, além de uma associação com a Library of Congress, e a cooperação das instituições: British Film Institute, George Eastman Museum, Museum of Modern Art, National Archives, National Museum of African American History and Culture, Southern Methodist University, and the UCLA Film & Television Archive.