O melhores livros lidos em 2023 (Carlos Willian Leite)

O melhores livros lidos em 2023 (Carlos Willian Leite)

2023 foi o ano que embaralhou meu roteiro: não atingi aquela meta sonora de 100 livros, mas quem disse que a vida segue um plano? Com a chegada do meu segundo pequeno milagre, aos 46 anos, as noites se transformaram numa ciranda inesperada, mas, mesmo no meio do caos de fraldas, consegui me embrenhar em uma maratona literária de 90 livros.

Sem sombra de dúvida, o livro que mais marcou foi “O Passageiro”, de Cormac McCarthy, contando a saga de Robert Western, um ex-piloto que se tornou mergulhador, e suas reflexões sobre culpa e redenção. A morte de McCarthy em junho trouxe um significado ainda mais profundo para o livro. Destaco também “Ioga”, de Emmanuel Carrère, uma abordagem autêntica visceral contra a depressão, entrelaçando sua experiência pessoal com os eventos atuais de forma íntima e marcante.

E não dá para deixar de lado “Caderno Proibido”, de Alba de Céspedes, que me levou para as ruas de uma Roma dos anos 1950. Uma viagem ao passado que chegou de surpresa e foi muito bem-vinda.

Cada leitura foi uma porta para mundos diferentes, não só oferecendo um escape do cotidiano, mas também momentos de reflexão que ecoaram — e seguem ecoando — comigo, muito além das páginas.