5 filmes de época na Netflix para quem sente que nasceu no tempo errado Jan Pallesen / Netflix

5 filmes de época na Netflix para quem sente que nasceu no tempo errado

Quem nunca fantasiou sobre pertencer a outra era? Roupas, arquitetura, vocabulário… hoje tudo parece um eco pálido de tempos mais refinados, não é mesmo? Os filmes de época oferecem uma ponte entre o agora e o outrora: uma viagem por séculos de elegância, intriga e desejo, com figurinos que parecem pinturas em movimento em tramas que revelam a constância das paixões humanas.

A Revista Bula selecionou na Netflix filmes que são mais que uma fuga estética, mas narrativas que recriam sociedades em que o poder, o amor e a reputação se entrelaçam, expondo o eterno conflito entra aparência e sentimento, dever e liberdade. Ver esses filmes é se permitir sentir nostalgia de histórias inventadas. Uma melancolia que não vem da memória, mas da imaginação.

Cada uma dessas histórias resgatam o modo de viver em que as palavras tinham peso e os silêncios eram cheios de significado. Entre véus e espartilhos, se escondiam os impulsos que o movem o presente: ambição, vaidade, desejo e medo. Nessa seleção, revisitamos reinados e salões, lagos e prisões, cartas e conspirações. Beleza visual e densidade emocional se unem para encantar quem sente que nasceu no tempo errado.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.