5 filmes na Netflix sobre rebeldia e anarquia Divulgação / Netflix

5 filmes na Netflix sobre rebeldia e anarquia

A rebeldia no cinema assume formas amplas e diversas e serve para questionar estruturas sociais, sistemas políticos e até mesmo valores éticos que sustentam o convívio humano. A anarquia, por sua vez, é representada não como um ideal político coeso, mas como uma resposta visceral ao colapso da ordem, à alienação ou ao desejo de viver à margem. O cinema é um terreno fértil para explorar as ambiguidades entre a desordem e libertação, a ruptura e a criação de novas possibilidades de resistência.

A Revista Bula fez essa lista com filmes na Netflix que destacam a rebeldia tanto como uma força transformadora quanto uma manifestação de desalento. Em algumas histórias, personagens comuns, cansados de injustiças, decidem transgredir as regras. Em outras, cenários distópicos exigem como alternativa para sobreviver a espaços já destituídos de ordem institucional. A rebeldia solitária, marcada pela violência e pelo desejo de purificação de um mundo em ruínas morais, assim como a rebeldia coletiva, que se mistura a movimentos culturais e contraculturais. Todos esses filmes confrontam o estabelecido sem que haja garantias de mudança real.

Esses cinco títulos ilustram como a rebeldia e a anarquia atravessam contextos, épocas e sensibilidades. O cinema, como sempre, funciona como um espelho de fraturas sociais, revelando que o impulso de se rebelar, seja contra o sistema, a mediocridade ou si próprio, continua sendo uma das forças universais da experiência humana.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.