4 filmes que parecem histórias de amor, mas são sobre solidão, na HBO Max Divulgação / Black Bear

4 filmes que parecem histórias de amor, mas são sobre solidão, na HBO Max

Os romances no cinema, muitas vezes, soam como promessas de um encontro capaz de curar feridas e preencher vazios. No entanto, há filmes que, na verdade, começam como histórias de amor, mas que revelam uma outra verdade mais profunda: a solidão como força central da experiência humana. São enredos que partem da busca pelo outro, mas encontram, inevitavelmente, a constatação de que não existe relação capaz de apagar o silêncio interior que existe dentro de cada um.

A ambiguidade entre o desejo e o isolamento dá vida a obras que nos inquietam, e o que parecia ser um desfile de encontros e reconciliações se transforma, na verdade, em uma jornada de desencontros, marcada por personagens que tentam se reinventar diante do vazio que carregam. Cada gesto de afeto esbarra em limites invisíveis, revelando que a solidão se infiltra até mesmo nas histórias que parecem de amor.

A Revista Bula selecionou quatro filmes que nos lembram que por trás da promessa da felicidade compartilhada, há uma vida interior que insiste em permanecer à margem. O amor não é uma solução definitiva, mas uma tentativa frágil e provisória de tentar conviver com o vazio. A consciência de que a solidão, em vez de intimidar, talvez seja parte de qualquer relação. O resultado? Filmes que tocam, emocionam, porque expõem o paradoxo de estar acompanhado e se sentir sozinho.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.