Netflix no divã — 6 filmes sobre colapso psicológico Eric Milner / Netflix

Netflix no divã — 6 filmes sobre colapso psicológico

Transtornos psicológicos são realmente assustadores na vida real. Nos fazem duvidar da nossa sanidade, ter medos irracionais e nos isolar. Embora sejam muito comuns, sempre nos sentimos sozinhos com as dores emocionais que carregamos, incompreendidos, até. Mas o cinema, essa arte incrível, vem para nos mostrar que tudo isso que sentimos é compartilhado. Outros viveram e viverão. Não estamos sós. Além disso, o cinema tem a capacidade de fazer o público geral sentir o pavor, a incompreensão e o isolamento de quem sofre com esses transtornos.

Mas não só isso, o cinema torna tudo ainda mais interessante do que realmente é. Cria fantasias, algumas fantásticas e outras absurdas e aterradoras, para demonstrar o poder da mente. As câmeras invadem espaços íntimos para revelar aquilo que é invisível. Freud, Jung e Lacan influenciaram inúmeras obras cinematográficas e, por meio dos estudos desses importantes nomes, surgiram narrativas e personagens que mostram que o perigo está na mente, na memória e na ambiguidade dos seres humanos.

Narrativas que embaralham realidade e ilusão, apresentam protagonistas nada confiáveis, trazem flashbacks distorcidos e exploram a paranoia vão criando um clima denso e desconfortável, mas que nos fascina, porque nos obriga a olhar para dentro de nós mesmos. Nesta lista, trouxemos algumas obras que vão te deixar hipnotizado.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.