5 livros que ficaram mais 150 dias no Top 1 da Amazon — e você ainda não leu

5 livros que ficaram mais 150 dias no Top 1 da Amazon — e você ainda não leu

Pode admitir, a gente sabe. Você já viu esses livros no topo da Amazon tantas vezes que eles praticamente fazem parte da decoração virtual da sua página inicial. Estão lá há mais de 150 dias, firmes e fortes, como aqueles amigos fitness que postam a corrida matinal no Instagram mesmo quando você está se arrastando para sair da cama. E, apesar de toda essa insistência, você ainda não leu nenhum deles. Talvez tenha pensado: “ah, deve ser modinha”, ou “um dia eu leio”, ou até mesmo aquele clássico “vou esperar o hype passar”. Mas a verdade é que esses livros estão lá por algum motivo, e pode ser que eles tenham algo que você está perdendo enquanto decide qual série mediana assistir no streaming hoje à noite.

Não estamos dizendo que tudo que vende bem é bom (alô, livros de autoajuda com título em caixa alta e três pontos de exclamação), mas convenhamos: ficar mais de 150 dias no topo de vendas não é pouca coisa. Para isso, o livro precisa conquistar leitores de perfis bem diferentes: desde quem lê 100 páginas por dia até quem só pega no livro quando acaba a bateria do celular. São obras que, de alguma forma, dialogam com o espírito do tempo, seja por uma trama viciante, por personagens cativantes ou por aquele toque de reflexão que faz a gente repensar a vida (ou pelo menos repensar o próximo post nas redes sociais). Ignorar esses títulos eternamente pode ser um tipo muito específico de teimosia, e ninguém quer passar a vida colecionando FOMOs literários.

Portanto, chegou o momento da reconciliação. Não com o algoritmo da Amazon (que continuará te sugerindo esses livros até o fim dos tempos), mas com sua própria curiosidade literária. Vamos apresentar aqui cinco títulos que, goste você ou não, já viraram fenômenos e merecem pelo menos uma chance antes de você descartá-los mentalmente como “livros para os outros”. Talvez você descubra que estava errado o tempo todo, e que o que faltava na sua vida era exatamente aquele romance com final óbvio ou aquele suspense cheio de reviravoltas. Ou talvez confirme sua resistência e volte feliz para o seu autor obscuro do século 19. De qualquer forma, o importante é não ficar de fora da conversa, porque, gostando ou não, todo mundo já está falando sobre eles. As sinopses foram adaptadas a partir das originais fornecidas pelas editoras.