7 livros tão chatos que são perfeitos para castigar adolescentes rebeldes

7 livros tão chatos que são perfeitos para castigar adolescentes rebeldes


Se você já teve que negociar com um adolescente rebelde, sabe que a diplomacia muitas vezes é inútil e o Wi-Fi cortado dura pouco. É preciso criatividade, ousadia, e, por que não, um certo toque literário de crueldade. Afinal, por que discutir por horas com um ser humano que responde com “tanto faz”, se você pode simplesmente impor como castigo a leitura integral, sem pular uma vírgula, de uma descrição geológica de 37 páginas? Esqueça gritos, castigos ultrapassados ou bloqueios no celular: o terror agora vem encadernado. E, por ironia, muitos desses livros são clássicos, reverenciados por gerações, adorados por acadêmicos e… absolutamente letais para o entusiasmo juvenil.

É claro que toda essa proposta vem com um alerta de risco: o castigo pode sair pela culatra. Vai que, no meio da ladainha do tédio, o adolescente se encanta por Tolstói e resolve fazer faculdade de História em vez de prestar Medicina? Ou pior: passa a corrigir seus tempos verbais durante o jantar, citando Virginia Woolf com ares de superioridade moral. A literatura, afinal, tem esse poder transformador, embora, nesses casos, a transformação ocorra depois de muito ranger de dentes e cochilos disfarçados. O que nos interessa aqui não é a genialidade das obras (isso, aliás, é indiscutível), mas seu talento único de entorpecer até os cérebros mais acelerados da Geração Z.

Esta lista, portanto, é um serviço público. Um compilado estratégico para pais desesperados, professores exaustos e responsáveis que já tentaram de tudo. Aqui estão sete obras-primas tão densas, labirínticas ou estilisticamente desafiadoras que funcionam como sedativos literários. São livros que exigem paciência monástica, vocabulário acima da média e estômago para digressões infinitas. Ou seja: perfeitos para provocar arrependimento instantâneo em qualquer jovem que tenha dito “ninguém manda em mim”. Prepare o chá de camomila e deixe por perto um marcador de páginas, eles vão precisar.