Brasas de junho: o Brasil profundo no rastro do São João

Brasas de junho: o Brasil profundo no rastro do São João

O povo brasileiro é um povo esforçado e que adora exceder seus próprios limites — profissionais e como país. Mas, por outro lado, é aquele povo que gosta de festa interminável, e que consegue ficar horas se divertindo.

E é sobre essa última parte — quando a diversão enche os nossos corações — que vamos falar hoje. Junho é o mês do São João, uma das datas mais emblemáticas do Brasil, onde o povo, com mãos calejadas, fé antiga ou dança ensaiada, sai à rua ocupando o centro do palco.

Falamos das brasas de junho, de São João e da Quina de São João — temas que estão sempre no coração dos brasileiros.

O que são as brasas de junho

Se você é de uma região do Brasil onde as brasas de junho não são tão populares assim, trata-se do ato de atravessar brasas em comemoração ao São João. Devido à fé, os participantes passam andando ou correndo sobre as brasas, acreditando que sua devoção os protege das queimaduras nos pés.

É um ato simbólico — mas, acima de tudo, um gesto que está enraizado em nossa cultura há muitos anos, e é respeitado não apenas por quem tem fé, mas por todos que reconhecem a tradição brasileira.

A Quina de São João

Junta-se a essa festa a Quina de São João, um sorteio especial dessa época, em que o prêmio máximo chega a dezenas de milhões de reais. Esse valor representa, para muitos, acesso à riqueza e liberdade. Liberdade não apenas para fazer o que quiser, mas para sair do aperto da vida e do dia a dia — e conquistar uma vida diferente para si e para suas futuras gerações.

E se poucos ganham, todos sonham. Porque a esperança, nessa terra de São João, é um bem coletivo. Passa de mão em mão, de riso em riso, de dança em dança. E sempre com fé — ao consultarem os resultados da Quina de São João, esperando ser os próximos vencedores.

As promessas de São João

Em junho, muitas promessas são feitas a São João. Desde abandonar um vício, até encontrar um novo amor ou mudar de emprego para algo melhor, muitas das grandes viradas na vida começam por uma promessa — e junho é um mês propício para isso.

Curiosamente, a Quina de São João acaba se tornando também um tipo de ritual, assim como as promessas.

O sonho de São João e o sorteio da Quina

Quando os dois momentos se encontram, é como um gol no final do campeonato. A emoção entra em nossos corações, a adrenalina toma o corpo, e esperamos o melhor — tanto da festa quanto do sorteio.

Há quem reúna a família para assistir aos números sendo sorteados, e até organize um churrasco na casa de um parente para isso. Em meio ao forró e ao cheiro de milho cozido, o Brasil segura o fôlego por alguns segundos.

Mesmo que o prêmio vá para longe, o sentimento que fica é de pertencimento. Porque sonhar, ali, também é uma forma de festa.