Museus de Paris disponibilizam online mais de 300 mil obras de arte em alta resolução para download

Museus de Paris disponibilizam online mais de 300 mil obras de arte em alta resolução para download

Paris é considerada a cidade dos museus: em uma visita de poucos dias, é impossível conhecer todos. Para os que são apaixonados por arte, mas não têm como visitar a “cidade da luz”, a boa notícia é que o instituto Paris Musées disponibilizou online mais de 300 mil obras de arte digitalizadas de alguns dos mais importantes museus locais.

Ao todo, são 14 instituições representadas pelo Paris Musées, como o Museu da Liberdade de Paris, Petit Palais, Les Catacombes de Paris, Maisons de Victor Hugo e o Museu de Arte Moderna. Entre os arquivos disponíveis, estão obras de artistas como Rembrandt, Gustave Corbet, Eugène Delacroix, Claude Monet e Anthony van Dyck.

As obras podem ser pesquisadas por museu, nome do artista, materiais utilizados, data ou palavras-chave. Aquelas que estão sob domínio público têm a opção de download abaixo da imagem. Ao fazer o download do arquivo, o usuário também recebe um documento com detalhes sobre o trabalho selecionado e um guia sobre como citar a fonte original.

O site do Paris Musées também realiza exposições artísticas online. Atualmente, duas estão disponíveis: “Caricaturas de Victor Hugo”, com alguns dos mais emblemáticos desenhos do artista, e “Tesouros da Biblioteca”, que celebra o trabalho do escritor e poeta Theophile Gautier.

Clique aqui para acessar: Mais de 300 mil obras de arte de museus de Paris disponíveis online