Dois caras estavam conversando quando, de repente, ficaram congelados, sem conseguir se mexer. Só conseguiam mexer a boca, bem pouquinho, o suficiente para conseguirem falar.
— O que está acontecendo? — o primeiro perguntou.
— Não sei. Parece que o mundo parou — o outro respondeu.
— É isso mesmo, o mundo parou — explicou um sujeito barbudo que surgiu do nada.
— Quem é você?
— Deus. Fui eu que parei o mundo. Não está dando pra continuar, eu preciso repensar essa coisa toda.
— Que coisa toda?
— O século 21. Não tá legal. Acho que vou recomeçar tudo de novo.
— Como assim? Voltar ao século 20?
— Não! Tá maluco? Estou pensando em começar de novo, lá do Adão e daquela menina, a Eva. Já passei por isso antes, no século 17. O mundo estava indo num caminho ruim, pensei em começar de novo, mas aí apareceu o Iluminismo, que foi legal, e eu mudei de ideia.
— E agora?
— Agora tá difícil. No século passado também foi complicado, começou mal, Primeira Guerra Mundial, nazismo, Segunda Guerra Mundial, fiquei deprimidão, eu ia parar o século, mas aí deu preguiça, acabei deixando rolar. Então a coisa melhorou um pouco, e teve o jazz, o rock, o cinema, a televisão, o futebol, aquela agitação legal dos hippies, Woodstock e, principalmente, aconteceram as Copas do Mundo, né? Eu adoro Copa do Mundo!
— Mas esse início de século está tão ruim assim?
— Tá ruim, né? O século já começou com atentado. Pandemia! Guerra à beça, cinema é só super-herói, música é eletrônica, televisão repetitiva, e pior: Copa do Mundo com 48 seleções e partindo pra 64!! Vão estragar o que está funcionando! Tá ruim! Tem que começar de novo.
— Que isso, Deus? Não faz isso não. As redes sociais são desse século. Elas não são legais?
— Legal nada! Um inferno! É só fake news, treta e cancelamento! Ninguém conversa mais, fica só olhando para o aparelhinho o tempo todo! Quem é que ainda aguenta os haters no Twitter? E textão no Facebook? E pior! Dancinha do TikTok, fala sério!
— Mas, Deus, olha só, tem coisa boa no século 21. Tem os… tem as… Ah, lembrei! Tem o streaming, as séries, tem muita série legal.
— Até tem, mas o arcanjo Gabriel vive me dando spoiler! Cansei! A sorte de vocês é que eu também estou sem saco para aturar o Adão de novo, o cara era muito chato. Eu vou fazer o seguinte: vou lançar um negocinho aí pra fazer o serviço no lugar de vocês. Vamos ver no que dá.
Então o barbudo sumiu e surgiram as Inteligências Artificiais.

