As 10 melhores músicas do Pearl Jam

O jornal britânico The Guardian selecionou as melhores canções da banda de rock alternativo Pearl Jam. Ao todo, dez músicas foram reunidas em uma lista, que contempla diferentes momentos da carreira do grupo. O destaque, entretanto, é para os sucessos lançados nos primeiros anos de estrada: “Alive” (1991), que ocupa a primeira colocação do ranking; “Black” (1993), no segundo lugar; e “Rearviewmirror” (1993), em terceiro.

Formada em Seattle, nos Estados Unidos, em 1990, Pearl Jam se tornou a banda de rock mais popular da década. Em 1991, o grupo gravou o seu primeiro álbum “Ten”, que tratava de assuntos complexos, como depressão, violência e solidão. Inicialmente, as vendas foram baixas, mas a partir de 1992 o disco se tornou um sucesso, lançando o Pearl Jam no cenário nacional e internacional. O êxito comercial continuou no ano seguinte, com o lançamento do segundo álbum, “Vs.”.

O sucesso não diminuiu a postura crítica do grupo em relação à indústria musical. Tentando manter-se fiel à produção de música alternativa e independente, a banda resistiu a gravar videoclipes e chegou a cancelar turnês em forma de protesto por cobranças de taxas por empresas americanas que comandam a distribuição de ingressos para shows. Durante os protestos, foram lançados outros discos: “Vitalogy” (1994), “No Code” (1996) e “Yield” (1998).
Nos anos 2000, os lançamentos continuaram, porém, indicando uma nova fase do Pearl Jam. Na virada do século surgiram os álbuns “Binaural” (2000), “Riot Act” (2002), “Pearl Jam” (2006), “Backspacer” (2009), e “Lightning Bolt” (2013). Somados com os discos da década anterior, são mais de 85 milhões de álbuns vendidos. Além do sucesso de público, as produções também foram bem avaliadas pela crítica. Hits como “Lightning Bolt”, que dá nome ao álbum mais recente, dominaram o Top 200 da Billboard.

A Bula reuniu todas as músicas da banda selecionadas pelo jornal em uma playlist no Spotify. Para ouvi-la é necessário possuir registro e realizar login. O serviço possui uma opção de assinatura gratuita.

Clique no link para ouvir: As 10 melhores músicas do Pearl Jam