Todas as músicas do Pink Floyd em ordem cronológica

Todas as músicas do Pink Floyd em ordem cronológica

O site especializado em cultura Open Culture publicou uma playlist no Spotify que reúne o acervo completo da banda de rock Pink Floyd. Ao todo, são 209 músicas organizadas em ordem cronológica: de “Astronomy Domine” (1967) a “Nervana” (2014). As canções, oriundas de álbuns gravados em estúdio e ao vivo, contabilizam mais de 17 horas ininterruptas. Para ouvir a lista de reprodução é necessário ter registro no Spotify.

A banda britânica foi formada em 1965, em Londres, pelos estudantes Syd Barrett, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright. Com letras filosóficas e melodias psicodélicas, eles rapidamente se tornaram conhecidos no cenário underground londrino. Já no álbum de estreia, lançado em 1967, o grupo conseguiu emplacar hits de sucesso. No mesmo ano, Barrett se desligou da banda, substituído por David Gilmour.

Nos anos seguintes, a banda consolidou ainda mais o sucesso, lançando quatro álbuns ovacionados pelo público e pela crítica: “The Dark Side of the Moon” (1973), “Wish You Were Here” (1975), “Animals” (1977) e “The Wall” (1979). Em 1979, houve outra mudança de formação com a expulsão de Wright. Em 1985, Water também se desligou do grupo. Apesar das mudanças, a banda continuou com shows até o início dos anos 1990, quando foi definitivamente dissolvida.

Desde então, os membros se reuniram em poucas ocasiões, como em algumas edições do show beneficente Live 8. O último álbum, “The Endless River”, foi lançado em 2014. Ele foi produzido a partir de sessões excluídas do último álbum, “The Division Bell”, que contém contribuições do tecladista e compositor Richard Wright, falecido em 2008 vítima de um câncer.

Clique no link para ouvir: Todas as músicas do Pink Floyd em ordem cronológica