50 frases de Carlos Drummond de Andrade para carregar no bolso

50 frases de Carlos Drummond de Andrade para carregar no bolso

O lendário poeta interplanetário, Carlos Drummond de Andrade, emergiu sob a tutela de um peculiar anjo torto na pitoresca cidade de Itabira, em Minas Gerais. Longe de ser apenas mais um nome na vastidão literária, Drummond redefiniu os caminhos da poesia, desafiando e inspirando várias gerações de poetas. O multifacetado Drummond não se restringiu à poesia: destacou-se como contista, cronista e, certamente, como um habilidoso frasista capaz de sacudir as estruturas literárias do mundo.

Desde 2011, Carlos Drummond de Andrade é celebrado com o Dia D, inspirado no Bloomsday, em honra ao escritor irlandês James Joyce. Esta data, 31 de outubro, que marca o aniversário de Drummond, é comemorada tanto no Brasil quanto em Portugal.

A Revista Bula fez uma criteriosa seleção, destacando 50 de suas frases mais notáveis, cativantes e provocadoras. São aforismos tão potentes que podem ser carregados consigo — no bolso, na bolsa, na carteira —, tatuados na pele ou, até mesmo, anotados à mão para constantes reflexões. E diante de tal repertório, resta a questão: “E agora, José?” Qual dentre estas pérolas você optaria por escolher?