Você é realmente um cinéfilo? Se você viu ao menos 1 destes 20 filmes, considere-se um expert em cinema

Você é realmente um cinéfilo? Se você viu ao menos 1 destes 20 filmes, considere-se um expert em cinema

Apresentamos a você o desafio definitivo da Revista Bula: Você é realmente um cinéfilo? Se assistiu a pelo menos um destes 20 filmes, pode se considerar o Indiana Jones da sétima arte, um verdadeiro arqueólogo cinematográfico.

Nossa lista, meticulosamente selecionada, percorre mais de meio século de cinema e reúne filmes de dez países distintos. É uma espécie de tirolesa cinematográfica, levando você dos ensopados restaurantes de Marco Ferreri ao espiritualismo atemporal de Terrence Malick, das sutilezas emocionais de François Girard à charmosa sagacidade francesa de Charline Bourgeois-Tacquet.

A curadoria dos filmes foi realizada por dois aficionados por cinema que conseguem identificar a obra de Terrence Malick pelo grão da película (figurativamente, é claro): Ademir Luiz e Solemar Oliveira.

Então, prepare sua pipoca (ou talvez um queijo francês refinado para acompanhar Charline Bourgeois-Tacquet?) e acomode-se em seu sofá — que hoje será o seu assento de primeira classe para essa aventura pelo mundo do cinema. Lembre—se, mesmo se você só viu um destes 20 filmes, já está no clube — mas se assistiu a todos eles, você é basicamente a Meryl Streep dos cinéfilos!

Os Amores de Maria (2021) — Charline Bourgeois-Tacquet
Uma comédia romântica francesa contemporânea sobre uma mulher buscando amor e autodescoberta.

A Cidade Perdida (2005) — Andy Garcia
Ambientada em Havana na virada da Revolução Cubana, esta é uma história de amor, família e luta.

Santiago (2007) — João Moreira Salles
Um documentário brasileiro comovente sobre a vida de um mordomo aristocrático.

Clube da Lua (2000) — Juan José Campanella
Em Buenos Aires, um grupo de amigos tenta salvar um antigo clube, aprendendo lições sobre a vida e a amizade.

A Sombra do Vampiro (2000) — E. Elias Merhige
Uma visão ficcionalizada e gótica da criação do clássico filme de terror Nosferatu.

O Violino Vermelho (1998) — François Girard
A saga épica de um violino amaldiçoado ao longo de três séculos e cinco países.

Monella, a Travessa (1998) — Tinto Brass
Uma jovem provocante desafia os costumes de sua cidadezinha italiana, agitando corações e provocando escândalos.

A Morte e a Donzela (1994) — Roman Polanski
Um thriller psicológico sobre uma mulher confrontando seu passado traumático.

Coração de Caçador (1990) — Clint Eastwood
O egocêntrico diretor está mais obcecado por caçar elefantes do que filmar na África.

A Viagem do Capitão Tornado (1990) — Ettore Scola
Uma viagem cômica e bizarra através do século 17 na companhia de um capitão excêntrico.

Os Mortos (1987) — John Huston
Baseado na obra de James Joyce, um jantar de família irlandesa revela memórias melancólicas e desejos não realizados.

The Hit, o Traidor (1984) — Stephen Frears
Um gângster se torna informante, resultando em um jogo de gato e rato repleto de tensão e suspense.

Crônica de um Louco Amor (1981) — Marco Ferreri
Uma história de amor turbulenta e obsessiva que desafia as convenções.

1941, uma Guerra Muito Louca (1979) — Steven Spielberg
Uma comédia de guerra, mostrando a paranoia de Los Angeles após o ataque a Pearl Harbor.

Terra de Ninguém (1973) — Terrence Malick
Um drama profundo e reflexivo sobre um homem tentando encontrar seu lugar em um mundo caótico.

Cabaret (1972) — Bob Fosse
O musical icônico que acompanha a vida e os amores de uma cantora de cabaré na Berlim dos anos 1930.

E Frankenstein Criou a Mulher (1967) — Terence Fisher
Uma nova perspectiva sobre o clássico monstro, com um toque gótico e romântico.

A Condessa de Hong Kong (1967) — Charles Chaplin
Chaplin, em seu último filme, apresenta uma história de amor improvável em alto-mar.

A Montanha dos Sete Abutres (1951) — Billy Wilder
Uma crítica à mídia, seguindo um jornalista desesperado que manipula uma história de desastre.

Levada da Breca (1938) — Howard Hawks
Uma comédia clássica, enérgica e rápida, sobre um paleontólogo e uma herdeira excêntrica.