As 15 mulheres mais belas dos últimos 100 anos

Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de reportagens e listas publicadas por jornais, revistas, sites especializados em moda, fotografia, cinema e personalidades iconográficas. O objetivo da pesquisa era identificar quais eram as mulheres mais belas dos últimos 100 anos.

Obviamente que listas são sempre incompletas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião é algo individual, subjetivo, idiossincrático. Outro fato que impossibilita um consenso, é a diferença dos padrões de beleza de cada época. Aquilo que era considerado belo no passado, nem sempre é avaliado como belo no presente. E o belo do presente, se visto com os olhos do passado, é passível de questionamentos e, discutível, como o resultado desta lista.

De qualquer forma, as 15 mulheres selecionadas nesta lista, se não são unanimidades entre as publicações pesquisadas (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências explícitas da beleza feminina no século 20. Da beleza que resistiu ao tempo, à fábrica de modelos e exposição pública dos dias atuais.