78 horas de músicas clássicas compostas por mulheres ao longo da história

78 horas de músicas clássicas compostas por mulheres ao longo da história

Mozart, Beethoven, Chopin, Bach, Tchaikovsky, Vivaldi. Quando pensamos em música clássica muitos nomes vêm à mente. Curiosamente, nenhum deles é de uma mulher. Ao longo da história da música, muitas musicistas foram impedidas de compor ou caíram no anonimato, já que profissionalmente a música não era considerada uma atividade feminina. A playlist “1200 Years of Women Composers: De Hildegard To Higdo”, disponível no Spotify, foi criada para tentar contornar a situação, relembrando as mulheres compositoras da história.

A lista inclui mais de 78 horas de músicas clássicas, dividida em 900 canções, de 116 compositoras. As composições foram produzidas ao longo de 1200 anos, e estão organizadas em ordem cronológica. A playlist parte da era medieval, com a compositora bizantina Kassia, e chega aos tempos modernos, com Misato Mochizuki, Helena Tulve e Lera Auerbach. De acordo com o site “Spotify Classical” — responsável por reunir as músicas e disponibilizá-las — além de se tratar de uma antologia das compositoras, a lista pode ser considerada uma breve história da música clássica ocidental. Afinal, permite observar a sua evolução ao longo do tempo.

Para ouvir a lista é preciso estar com o aplicativo do Spotify instalado e realizar o login. O serviço possui uma opção de assinatura gratuita.

Clique no link para acessar: 78 horas de músicas clássicas compostas por mulheres