Autor: Sérgio Tavares

Nos contos de Verena Cavalcante, o inferno está na infância

Nos contos de Verena Cavalcante, o inferno está na infância

Em seus contos, a escritora paulista cria um universo povoado por agressores sexuais, pervertidos, assassinos, dementes, crianças que passam por violências e tragédias, e crianças que praticam violências e causam tragédias. Seus personagens transmitem uma ingenuidade que os mantêm alheios ao contexto sórdido que estão inseridos ou a que serão lançados, fornecendo uma experiência de leitura marcada pela tensão em atos de violência que ocorrem nos ambientes familiares e sociais.

Os vampiros marginais de Paulo Scott

Os vampiros marginais de Paulo Scott

Os novos mitos, escreveu o pensador Edgar Morin acerca da sociedade moderna, deixaram o Olimpo para frequentar a vida cotidiana como produto das manifestações artísticas: o cinema, o teatro, a criação literária. Em “Voláteis”, romance de estreia de Paulo Scott que, 16 anos depois, ganha uma edição revista, o autor gaúcho repagina elementos da mitologia urbana e os incorpora na fórmula do thriller policial.

15 livros obrigatórios dos últimos 15 anos da literatura brasileira

15 livros obrigatórios dos últimos 15 anos da literatura brasileira

Ao contrário do que creem alguns autores, a literatura brasileira não se inicia no abrir de seus livros. Todo engenho de um novo título é a amálgama de referências pretéritas, uma tessitura invencível ao tempo, indispensável e luminosa. A lista abaixo é composta por obras de escritores que, cientes dessa condição, renovaram ou revigoraram gêneros e tradições literárias. Pois como bem assinalou o editor Gustavo Guertler, a ficção contemporânea precisa de “autores que não saibam com quem se parecem, mas que saibam de quem eles são diferentes”. Essa é a chave para, de fato, ter valor a abertura de um livro.

15 livros obrigatórios dos últimos 15 anos da literatura hispano-americana

15 livros obrigatórios dos últimos 15 anos da literatura hispano-americana

Gato escaldado que sou, afio meus bigodes: a relação abaixo contém 15 livros, entre romances, novelas e seletas de contos, cujas leituras considero imprescindíveis, dando conta de que há outros títulos tão relevantes quanto. São, de fato, sugestões, sem qualquer caráter reducionista, que aqui figuram por conta de dois critérios: obras assinadas por autores nascidos em países da América Latina, com exceção do Brasil, e lançadas, em algum momento, por uma editora brasileira.