Autor: Sérgio Tavares

Romance de Alex Andrade se sustenta na construção de sua protagonista

Romance de Alex Andrade se sustenta na construção de sua protagonista

Entrecruzando testemunho e fluxo de consciência, narrativa dá voz a uma mulher de meia-idade que renunciou a própria vida para cuidar do pai senil, vivendo a uma rotina pálida e exaustiva que amortece com vícios e lembranças de um homem enigmático. Então, um evento inesperado muda radicalmente o rumo da história, abrindo passagem para um passado de violências que envolve drama familiar e relacionamento abusivo.

Peixe Estranho, novo romance de Leonardo Brasiliense, é monótono e sem consequência

Peixe Estranho, novo romance de Leonardo Brasiliense, é monótono e sem consequência

Frustrado com a mulheres, o protagonista do novo livro do autor gaúcho decide comprar uma boneca de silicone, com que inicia uma relação de confidência. O resgate de lembranças de dois casamentos falidos e de uma infância conturbada revela um homem inseguro e carente de afeto, refém de uma solidão em meio ao mundo no qual a tecnologia derrubou todas as barreiras de comunicação. Porém, ao invés de se aprofundar nos temas sugeridos, a trama se atém a episódios aleatórios e assuntos abandonados pelo caminho, desperdiçando a oportunidade de ser instigante pela estranheza ou pelo humor.

Cartografia sentimental de Carrascoza leva a lugares-comuns Marcos Vilas Boas / Divulgação

Cartografia sentimental de Carrascoza leva a lugares-comuns

Novo romance do premiado autor paulista reúne fragmentos narrativos, compostos de lembranças, pensamentos e descrições, de modo a remontar o período de vida de um narrador inominado desde o nascimento até a meia-idade. Com um procedimento estilístico baseado numa linguagem poética, de intenso tratamento metafórico, os breves relatos investigam sensações, ambientes e personagens que definem a natureza humana em seu processo de amadurecimento e reconhecimento de mundo.