Autor: Marcelo Brice

A casa e a grande reforma – II

A casa e a grande reforma – II

Tem sido uma loucura. O planejamento é crucial, mas não só. Desde o elementar, o desenho da casa, a mão-de-obra, o acompanhamento e a… paciência ponderada redobrada. Financeiramente eu identifiquei quatro etapas. A primeira é o que você acha que consegue gastar. A segunda é o que o projeto diz que você deve gastar. A terceira é a que você vai precisar gastar. E a quarta etapa é a pior, e a que estou nesse momento, é a “putaquepariu de onde eu vou tirar dinheiro para finalizar essa obra dignamente”?

A casa e a grande reforma

A casa e a grande reforma

Meu sonho de uma noite de verão foi e tem sido reformar minha casa. Essa ideia me persegue há muito tempo. Mas, como morava e trabalhava em outra cidade, em outro estado, não fazia sentido investir todo meu limite de empréstimo, minha disposição e minhas amizades nesse empreendimento. Depois da minha ida a Portugal, que já faz mais de 2 anos e meio do início, essa é minha fixação mais inconsciente. Talvez tenha percebido isso só agora, apesar de estar constantemente na minha lista de desejos.

Machadianices de um observador atáxico

Machadianices de um observador atáxico

Inaugurar uma coluna é um desafio muito interessante, ainda mais quando não se quer dar sermões da montanha, nem ser crucificado, mas já sabendo que o caminho é com a “cruz” nas costas. Dizem que cada um carrega (ou Deus dá) a cruz que consegue. Gosto dessa imagem, apesar de saber que, por vezes, a cruz é muito pesada e isso faz com que a hora do descanso seja levada em conta, mesmo sendo ateu.