Mulheres inteligentes bebem mais, diz estudo

Mulheres inteligentes bebem mais, diz estudo

Um estudo britânico, chamado “Educação, consumo e abuso de álcool na Grã-Bretanha” mostrou que existe uma relação entre mulheres inteligentes e bebidas alcoólicas. A pesquisa, publicada na revista científica “Social Science and Medicine”, analisou cerca de 17 mil mulheres.

O estudo constatou que as mulheres com ensino superior bebem, em média, 86% a mais do que aquelas com menos escolaridade. Os resultados também indicam que essas mulheres atingiram altas pontuações em testes educacionais na infância e na adolescência. Por outro lado, elas têm 1,7 mais chances de se tornarem alcoólatras.

De acordo com os pesquisadores, a relação entre escolaridade e consumo de álcool se resume no estilo de vida dessas mulheres. Com maior nível de educação, elas têm empregos bem remunerados e são mais propensas a socializar em situações que envolvem álcool, seja para trabalho ou lazer.

“As razões para a associação de comportamentos educacionais e de bebida podem incluir: uma vida social mais intensa, que incentiva o uso de álcool; envolvimento nas esferas da vida tradicionalmente masculinas, uma maior aceitação social do consumo de bebidas alcoólicas e adiamento da gravidez entre as mulheres mais instruídas”, afirma o relatório.

Quanto aos homens, o estudo mostrou o contrário: os que têm menor escolaridade costumam beber mais do que aqueles que possuem ensino superior. E, em geral, eles consomem 11% mais bebidas alcoólicas que as mulheres. Por fim, a pesquisa é um alerta para o abuso de álcool, mas pode servir como uma boa desculpa para as mulheres que não dispensam uma ou duas taças de vinho ou de cerveja.