7 filmes na Netflix influenciados pela filosofia de Arthur Schopenhauer Jake Giles Netter / Studiocanal

7 filmes na Netflix influenciados pela filosofia de Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer (1723-1790), conhecido por sua contribuição significativa para a filosofia contemporânea, junto a Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Martin Heidegger (1889-1976), é o ponto de intersecção entre esses dois pensadores, porém traz uma perspectiva inovadora. Embora conectado com Nietzsche e Heidegger, Schopenhauer é original em sua visão da vida e do homem, excluindo o niilismo nietzschiano e a abordagem um tanto poética de Heidegger.

Como seus contemporâneos, Schopenhauer nasceu em um país com tradição de incentivar a educação formal — a Alemanha. Ele começou sua carreira como homem de negócios, mas, devido a uma herança paterna, abandonou esse caminho para seguir sua vocação acadêmica. Em 1809, ele inicialmente se aproximou da medicina, mas mudou para filosofia em 1811. Schopenhauer quase deu outra guinada em 1813, quando considerou se alistar para combater a expansão de Napoleão Bonaparte (1769-1821) na Europa, mas desistiu.

Esse mesmo ano marca a conclusão de sua tese de doutorado em filosofia, “A Quadrúplice Raiz do Princípio de Razão”. Neste trabalho, ele discorre sobre os quatro componentes que constituem a essência da humanidade. Em 1818, ele publicou sua obra-prima, “O Mundo Como Vontade e Representação”, onde argumenta que a vida é uma manifestação da vontade de viver, em que os humanos são guiados por seus desejos mais profundos.

Para honrar Schopenhauer e seu legado filosófico, preparamos uma lista de sete filmes influenciados por sua filosofia. Esses filmes são apresentados do mais recente ao mais antigo e não seguem nenhum critério específico. Em consonância com a visão de Schopenhauer, se a vida é um caso perdido, então nos junte a ela.