Notável, angustiante e de tirar o fôlego, produção da Netflix favorita ao Oscar é o melhor filme de 2022 Reiner Bajo / Netflix

Notável, angustiante e de tirar o fôlego, produção da Netflix favorita ao Oscar é o melhor filme de 2022

O front leste na Primeira Grande Guerra de 1914 a 1918 pouco se movimentou. Soldados alemães e franceses se trucidaram em trincheiras fixas próximas e opostas numa chacina que só se revelou em suas verdadeiras dimensões depois que Erich Maria Remarque, um jovem ex-combatente alemão, juntou seus relatos sobre o terror que o feriu e publicou seu best seller “Nada de Novo no Front” (título que é uma ironia contra a falsa tranquilidade da barbárie) que foi filmado em 1930 pelos americanos vencendo dois Oscar de melhor filme e melhor direção.

Livro e filme tornaram-se referência para a História e o cinema. Toda vez que você encontrar na tela uma guerra de trincheiras saberá que é do testemunho de Erich Maria Remarque que se trata.

Agora é a vez da Netflix produzir a versão alemã, já que a primeira versão é falada em inglês.  Num crescendo que vai da propaganda enganosa à censura de informações os bravos rapazes do Kaiser enfrentam o horror numa luta onde entra chumbo, pólvora lança — chamas, mosquetões, granadas, metralhadoras, blindados e brigas corpo a corpo em meio a ratos, piolhos e lama.

A jornada de garotos estudantes até o entendimento e a morte é descrita com detalhes onde o drama da guerra barulhenta convive com a decepção pessoal sussurrada em diálogos tensos e emocionados.

Obra de esclarecimento e advertência. O saldo dos quatro anos da briga que começou com um atentado e envolveu nações orgulhosas de sua civilização e cultura foram 17 milhões de mortos.

Pense bem antes de disparar o primeiro tiro. Num ambiente de intolerância, pode ser a gota d’água.


Filme: Nada de Novo no Front
Direção: Edward Berger
Ano: 2022
Gênero: Guerra/Drama
Nota: 10/10