26 páginas no Facebook que todo leitor deveria curtir

26 páginas no Facebook que todo leitor deveria curtir

Depois do Instagram, agora é a vez das páginas do Facebook. Aquelas que todo leitor que se preze deve curtir. A seleção das melhores páginas para leitores do Facebook seguiu um critério muito semelhante à lista dos perfis do Instagram para apaixonados por livros: qualidade do conteúdo com conteúdo de qualidade, com o diferencial de que as páginas escolhidas para essa lista também devem se alinhar com um aspecto em especial: serem estimuladoras da formação de um novo público leitor. Não basta tão somente estar falando com leitores já formados e falar unicamente a respeito daquilo que eles já conhecem. É preciso também ampliar os horizontes, apresentando novos autores, revelações literárias, assim como obras pouco conhecidas. O nome disso é formação de leitores e isso contou de forma preponderante para a inclusão de algumas páginas. A lista foi dividida em duas categorias simples: páginas de editoras e blogs e sites pessoais. A categoria editoras obedece à seguinte lógica: não basta ter um bom trabalho editorial, tem que também saber vender seu peixe e se comunicar com o seu público-alvo; foi com base nisso que escolhemos as páginas das editoras que são de alta performance na rede. Já às páginas de blogs e sites pessoais, a premissa foi a do conteúdo aliado à sua capacidade de interagir com seus leitores de forma direta e simpática. Ao contrário da lista do Instagram, a ordem aqui vai ser inversa: primeiro as editoras e depois as demais páginas. Sem mais delongas, vamos à lista:

Editoras

Companhia das Letras

BULAcompanhiadasletras

A página da Companhia das Letras, o maior grupo editorial do país, faz jus ao lema que sustenta no seu endereço da rede social de Mark Zuckerberg: “28 anos de respeito à inteligência do leitor”. É exatamente assim que a sua página se comporta: sendo muito mais do que vitrine para os produtos do grupo, também acaba sendo uma excelente oportunidade de manter-se atualizado com os acontecimentos do mercado editorial.

Grupo Editorial Record

BULAgrupoeditorialrecord

Reunindo selos como Record, Bertrand Brasil e José Olympio, entre vários outros, a página do Grupo Editorial Record tem uma unidade de conteúdo que consegue dar conta de todas as novidades do grupo em seus selos e editoras, apresentando assim um amplo leque de novos livros e obras clássicas circulando no mercado editorial brasileiro.

 Editora Intrínseca

BULAintrinseca

A Editora Intrínseca já trouxe ao mercado editorial brasileiro diversos obras de diferentes gêneros que são sucesso pelo mundo. Com um público bem diversificado, o desafio de uma boa comunicação é maior ainda, mas a equipe que cuida das redes da editora tira o desafio de letra, conseguindo aliar conteúdo com um bom impacto. Não à toa a página é uma das mais populares no Facebook com quase 1 milhão de curtidas.

L&PM Pocket

BULAlpm

Com a maior coleção de livros do bolso do país, a L&PM Pocket é uma das mais populares editoras a ter suas obras circulando pelo Brasil inteiro publicando títulos clássicos e também livros contemporâneos, sempre respeitando a qualidade do seu material. E tudo isso a criativa e inteligente página da editora consegue repassar da melhor forma possível ao seu público.

Rádio Londres

BULAradiolondres

Uma das mais jovens editoras dessa lista, a Rádio Londres é uma editora independente de ficção internacional que passa por autores hebraicos, holandeses, ingleses e espanhóis, entre outras nacionalidades. Para se comunicar com sua fatia do mercado, a página da Rádio Londres foca em divulgar as ações e atividades dos eventos que seus autores participam, além das novidades da casa.

Zahar

BULAzahar

Hoje reeditando grandes clássicos em belíssimas edições, a editora Zahar começou com foco em áreas das ciências humanas e sociais e hoje publica em diversas áreas. O seu espaço no Facebook atende bem à sua exigência estética, e é um bom deleite para os leitores mais criteriosos com o objeto livro.

 Cosac Naify

BULAcosacnaify

Assim como seus livros, a página da editora Cosac Naify é elegante e direta no seu conteúdo. Um espaço em que seu like será muito bem investido. Fora isso, há também os livros publicados pela Cosac que são um verdadeiro oásis em meio a tantas capas estranhas que encontramos por aí.

 Editora Aleph

BULAaleph

Uma das raras editoras atuais a publicar livros de ficção científica, seja a clássica ou contemporânea, a Editora Aleph tem um público adulto-jovem que é exigente e criterioso, e suas redes sociais conseguem interagir de forma muito inteligente com sua audiência. Além de ser uma página divertida e bem-humorada, ela também nos deixa atualizados quanto aos novos títulos que, aqui para nós, são incríveis e todo fã do mundo de ficção científica curte.

Alfaguara Brasil

BULAalfaguara

Só pelo fato de publicar Haruki Murakami no Brasil, a Alfaguara Brasil, selo da Objetiva, já merecia estar em todas as listas de editoras legais do país. Mas ela está aqui não é (somente) por isso, mas também por ter uma página ativa e um dos melhores projetos fixos de capa: com aquelas linhas que atravessam a capa sempre com imagens incríveis de fundo.

Suma de Letras

BULAsumadeletras

Selo da editora Objetiva, a Suma de Letras é especializada em grandes histórias, daquelas que usamos o inevitável clichê de “que te prendem da primeira à última página”. A página do selo no Facebook também tem o mesmo efeito dos livros que ele publica.

Blogs e Sites Pessoais

Quot aria

BULAquotaria

Desde 2013, Tiago Yonamine reúne diversos pensamentos e ideias em forma de frases e publica na sua página Quot aria. Boa parte das frases são de escritores de quem nós, leitores, muito gostamos. São grandes pensamentos em pílulas de sabedoria. Os leitores que gostam de recolher frases por aí, vão gostar.

Bons Livros Para Ler

BULAbonslivrosparaler

Criado pelo livreiro apaixonado por literatura Luiz Guilherme de Beaurepaire, o Bons Livros Para Ler é um excelente lugar para se encontrar novas leituras, bons lançamentos e ver bom conteúdo a respeito de literatura. Recomendo.

Pam Gonçalves

BULApamgoncalves

A linda e simpática Pam Gonçalves é uma das mais conhecidas booktubers dessa nova geração que ocupou o YouTube com vídeos onde compartilha impressões a respeito de suas leituras. Tratados como tendência de mercado, já que seu poder de alcance e relacionamento com os leitores é grande e direto, os booktubers estão mudando a cara do mercado e a Pam está nesse bonde e sua página é legal de acompanhar. Pode dar uma curtida sem medo.

Livros Abertos

BULAlivrosabertos

Um dos mais interessantes blogs de crítica literária da internet tupiniquim é feito pela jovem Camila von Holdefer que, ao contrário da onda de resenhas rápidas e rasas, faz um trabalho cauteloso e bem cuidado ao falar sobre suas leituras. Como a página é uma das vias de divulgação do blog, vale acompanhar os dois.

Escritoras Inglesas

BULAescritorasinglesas

Essa aqui vai para os leitores que não abrem mão de uma boa literatura inglesa escrita por mulheres. Para quem gosta de autoras como Jane Austen, Virginia Woolf, Charlotte Brontë, George Eliot, Mary Shelley e várias outras, a página é um prato cheio.

Livro & Café

BULAlivroecafé

Com lançamentos, novidades, resenhas descontraídas e acessíveis, a página do Livro & Café traz um conteúdo feito de leitor para leitor. Um dos blogs no qual vale a pena estar de olho.

Beco dos Livros

BULAbecodoslivros

Uma das maiores comunidades de leitores do Facebook, o Beco dos Livros também tem página (além de um dos maiores perfis de Instagram dedicado aos livros do país) e lá reúne frases de escritores(as) e links de notícias relacionadas aos livros. Um ótimo beco para se encontrar com outros leitores do Brasil.

Homo Literatus

BULAhomoliteratus

Com esse nome fantástico, o Homo Literatus é um dos blogs mais legais que falam a respeito de literatura, livros e o seu universo aqui por nossas plagas virtuais. A página não faz feio em mostrar bem o bom conteúdo feito pela equipe do Homo. Clica que, depois, garanto, não vai ter arrependimento.

Literatura Holandesa

BULAliteraturaholandesa

Gerenciada pelo competente tradutor Daniel Dago, a página — ainda recentemente lançada no Facebook —, já sabe dizer bem a que veio: mostrar todas as novidades do universo da literatura holandesa. Isso abarca desde títulos nunca antes traduzidos para o português até eventos relacionados à cultura holandesa.

Literatortura

BULAliteratortura

Começando como um pequeno blog de literatura, hoje o Literatortura se transformou num portal cultural que trata, entre outros assuntos, principalmente de literatura. Tem ótimos conteúdos e é ótimo para leitores que sempre estão à procura de novidades.

Literatura Russa

BULAliteraturarussa

Com a mesma pegada do literatura holandesa, o Literatura Russa é um verdadeiro radar de tudo relacionado ao mundo da literatura feita por autores como Dostoiévski, Maiakóvski, Máximo Gorki, Ayn Rand e outros. Clique num selo de qualidade garantida.

Grifei Num Livro

BULAgrifeinumlivro

Sempre que lemos um livro nos deparamos com aquela frase que nos pega de jeito e não tem escapatória, você precisa ter aquela frase sublinhada de alguma forma para não perdê-la. Para aqueles leitores que não sofrem com riscos em seus livros e da paixão do grifo existe o Grifei Num Livro, que reúne diversas imagens de frases de livros grifadas. Há frases que ficarão para sempre na sua cabeça. Recomendadíssimo.

Suplemento Pernambuco

BULAsuplementopernambuco

Um dos raros suplementos com grande espaço para literatura, ao lado de alguns outros como Jornal Rascunho, o Suplemento Pernambuco agrega um importante conjunto de conteúdos relacionados à literatura e à arte. Curtida necessária.

Estante Virtual

BULAestantevirtual

Os números do Estante Virtual impressionam: são cerca de 12 milhões de livros, de mais de um milhão de títulos — maior acervo do mundo em língua portuguesa —, distribuídos em mais de 1.300 sebos de mais de 300 cidades do país. Muita coisa, não? E tudo isso numa página em que chove links interessantes para qualquer leitor.

R.izze.nhas

BULArizzenhas

Feito de forma bastante despretensiosa, a página do R.izze.nhas — que poderia ter um jeito menos pontuado no nome — tem tudo aquilo que você mais gosta na internet: bom humor, livros, gatos e resenhas de livros. Confere lá.

Posfácio

BULAposfacio

O significado da palavra posfácio é “substantivo masculino: 1. adendo, explicação ou advertência colocados no fim de um livro, depois de pronto.”. Nas suas resenhas e impressões, é exatamente isso que o Posfácio consegue alcançar. É um blog que reúne uma boa equipe que fala de música, cinema e, claro, de literatura. Indico uma curtida sem receio, assim como em todas as outras.