Livraria cria perfume com cheiro de livro

Livraria cria perfume com cheiro de livro

Antes de mergulhar em uma história, é irresistível sentir o cheiro das páginas do livro. Há algo de reconfortante nesse hábito, que pode ser explicado pela ciência. Nos livros novos, papel, tintas e adesivos geram o aroma característico. Em exemplares antigos, o passar do tempo libera compostos orgânicos que criam essências doces e singulares.

Pensando nos leitores apaixonados por esse aroma, a famosa livraria Powell’s Books, de Portland, nos Estados Unidos, lançou um perfume unissex chamado “Powell’s by Powell’s”, que coloca a fragrância exata dos livros em um frasco.

O objetivo da Powell’s era criar um perfume para os bibliófilos que sentiam falta de frequentar bibliotecas durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19. “Powell’s by Powell’s é um lembrete maravilhoso de uma das muitas coisas que os amantes de livros gostam nas livrarias independentes, especialmente em um momento em que varejistas locais estão sofrendo tanto”, disse a proprietária da loja, Emily Powell.

O frasco de 30 ml vem dentro de um livro falso, que pode servir como objeto decorativo. “Leva o usuário a um lugar de magia, até então conhecido apenas na literatura”, diz a discrição da fragrância que mistura notas de madeira, violeta e biblichor (aroma de livros antigos). O perfume está sendo vendido, em quantidades limitadas, pela internet e nas lojas Powell’s.