Mulheres do Blues: 50 grandes nomes do Blues atual

Mulheres do Blues: 50 grandes nomes do Blues atual

Ainda que o blues seja reconhecido como um dos gêneros musicais mais influentes do século 20, poucos sabem a importância das mulheres na popularização do ritmo. No início da década de 1920, as cantoras de cabaré apresentaram uma forma original de cantar blues, numa época em que a população branca ainda não o reconhecia como música.

A primeira mulher a gravar uma canção de Blues foi Mamie Smith, em 1920, com “Crazy Blues”, que logo se tornou um fenômeno, dando à artista o título de “Imperatriz do Blues”. O sucesso de Mamie fez com que as gravadoras procurassem outras cantoras, abrindo portas para grandes nomes como Bertha Hill, Bessie Smith e Ma Rainey, mulheres irreverentes que quebraram os paradigmas da época.

Pelo legado dessas artistas, chegamos às mais famosas, como Billie Holiday, Nina Simone, Aretha Franklin e Ella Fitzgerald, todas elas conhecidas como “Blues Queens” (as rainhas do Blues). Além das cantoras citadas, existem muitas outras que nunca alcançaram o devido reconhecimento e chegaram a gravar com pseudônimos. Para dar voz às mulheres pouco conhecidas do Blues atual, há uma playlist com 50 músicas no Spotify.

A seleção de músicas é surpreendente tanto para os leigos quanto para os fãs do gênero. Deborah Coleman, Larkin Poe, Kyla Brox e Cee Cee James são algumas intérpretes apresentadas. Aos que desejam conhecê-las, a Revista Bula disponibiliza a playlist abaixo. Para ouvi-la, é necessário fazer um cadastro no Spotify e realizar login. Há opção de assinatura gratuita.

Clique no link para ouvir: Mulheres do Blues: 50 grandes nomes do Blues atual