Pesquisa revela que viajar pode trazer mais felicidade do que casar ou ter um filho

Pesquisa revela que viajar pode trazer mais felicidade do que casar ou ter um filho

Uma pesquisa global encomendada pelo site Booking revelou que viajar é realmente um sinônimo de felicidade. Para grande parte das pessoas entrevistadas, uma viagem dos sonhos traz mais satisfação que as outras grandes ocasiões da vida, como o casamento. Desde a primeira busca na internet até a volta para a casa, os viajantes se sentem mais felizes do que nunca, principalmente quando tudo sai como o planejado.

De acordo com a pesquisa, os participantes consideram que viajar os deixaria mais felizes do que noivar (42%), casar-se (49%), ter um filho (29%), conquistar um novo emprego (50%) ou sair para um encontro especial com o parceiro (51%). Além disso, 77% dos entrevistados disseram que reservam férias exatamente quando se sentem infelizes e precisam de uma boa dose de ânimo.

A pesquisa, que entrevistou 17 mil pessoas de 17 países, também revelou que uma viagem, desde um passeio em família até um retiro espiritual, pode ser uma experiência de valor inestimável. Para 70% dos participantes, viajar traz uma felicidade mais duradoura que a aquisição de bens materiais, o que explica porque a maioria (56%) prioriza um período de férias em detrimento de coisas como roupas e joias; enquanto quase a metade (48%) prefere viajar a reformar a casa. 

Cada etapa de uma viagem, desde o planejamento até a chegada, traz uma sensação diferente. Mas, para 72% dos entrevistados, apenas pesquisar o destino já é motivo de felicidade. Organizar cada detalhe pode ser tão viciante, que 35% das pessoas revelaram que começam a procurar tudo com meses de antecedência. Além disso, oito em cada dez (80%) participantes afirmaram que se sentem felizes apenas olhando para o mapa em busca de lugares para visitar.

“Em um mundo em que cada dólar e hora contam, os viajantes procuram um retorno mais significativo em suas viagens. Além disso, eu descobri que 34% das pessoas que tiram todos os seus dias de férias de uma só vez não são apenas mais felizes, como têm mais chances de serem promovidas”, disse Shawn Achor, mestre pela Universidade de Harvard e um dos mais renomados palestrantes sobre felicidade.