Maior coleção de vídeos sobre o Holocausto do mundo está disponível online

O Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos disponibilizou online um dos mais completos catálogos informativos do mundo relacionados à perseguição e genocídio dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, o “Steven Spielberg Film and Video Archive”.  Os arquivos abrangem 1.050 horas de vídeos, datados principalmente das décadas de 1920 a 1940.

Os vídeos abordam temas como a ascensão nazista ao poder, a perseguição de judeus na Alemanha e na Europa ocupada, campos de concentração, refugiados, movimentos de resistência, julgamentos pós-guerra, entre outros. Também estão disponíveis 220 horas de depoimentos de sobreviventes do Holocausto, coletados pela instituição Shoah Foundation na década de 1990.

O catálogo começou a ser criado no final dos anos 1960 pelo professor Moshe David e outros historiadores da Universidade Hebraica de Jerusalém. Desde 1988, o arquivo leva o nome de Steven Spielberg, o famoso cineasta judeu-americano, cuja fundação financia, em parte, as atividades de arquivamento.

A coleção “Steven Spilberg Film and Video Archive” tem o propósito de servir a um público amplo: produtores e diretores de cinema, pesquisadores, professores, estudantes, centros culturais e todos os interessados na história do sionismo em geral. No site, é possível pesquisar os vídeos por assunto, título, fonte, palavra-chave, local ou data do evento.

Clique aqui para acessar: Maior coleção de vídeos sobre o Holocausto do mundo está disponível online