De Muddy Waters a Lead Belly: 17 mil gravações que contam a história do folk e do blues

Alan Lomax nasceu em 1915 e foi um folclorista, musicólogo, pesquisador e arquivista norte-americano. A ONG Association for Cultural Equity disponibilizou em seu site um arquivo com cerca de 17 mil gravações feitas por Lomax entre as décadas de 1940 e 1990. Além de apresentações musicais ao redor do mundo, também estão disponíveis piadas, sermões, histórias pessoais e entrevistas conduzidas pelo folclorista e seus amigos. Nenhuma parte dos áudios foi alterada, o que significa que as falhas de gravações também estão inclusas no arquivo.

A partir da década de 1930, Alan Lomax viajou pelos Estados Unidos pesquisando e gravando cantores que não chegavam às rádios, com a missão de preservar a herança musical do país. Se não fosse pelo trabalho de Lomax, mestres do blues, como Muddy Waters e Lead Belly, teriam morrido sem divulgação de sua música, que influenciou artistas como Elvis Presley e a banda Rolling Stones. Os esforços de Lomax também foram responsáveis pelo sucesso do folk nos Estados Unidos, gênero que moldou a revolução da música pop nos anos 1960.

Mas, ainda que muitos artistas gravados por Lomax tenham se tornado famosos, ele não estava interessado em simplesmente descobrir estrelas. Em uma carreira que o levou de prisões e barcos de pescadores a estúdios de televisão, ele se esforçou para proteger as tradições folclóricas contra as padronizações da indústria musical moderna. Interessado por outras culturas, Lomax expandiu seu trabalho para além dos Estados Unidos e realizou pesquisas em outros países da América Latina, Europa e Ásia.

No dia 19 de julho de 2002, Alan Lomax morreu, aos 87 anos. Para mergulhar nos arquivos do folclorista, você pode pesquisar a coleção por artista, data, gênero, país e outras categorias, ou clicar em “Sound Colections Guide” para facilitar a navegação. Cada arquivo é acompanhado de um texto com informações e histórias sobre a gravação. O acesso é gratuito.

Clique aqui para acessar: De Muddy Waters a Lead Belly: 17 mil gravações que contam a história do folk e do blues