Autor: Herondes Cézar

Uma família chamada Corleone

Uma família chamada Corleone

Filmes que fazem grande sucesso por ocasião do lançamento têm seu conteúdo apreendido imediatamente pelo público? Nem sempre. Alguns precisam de tempo para ser adequadamente compreendidos, seja por veicularem uma nova visão de mundo, seja por inovarem na maneira de contar a história — variáveis que, juntas, compõem as obras-primas.

A gente vê o mesmo filme duas vezes?

A gente vê o mesmo filme duas vezes?

Acabo de rever o filme “As Pontes de Madison” (1995), com a dupla Meryl Streep e Clint Eastwood. Clint é também o diretor. Filme romântico tão delicado que faz a gente pensar como o mesmo ator que faz o casca-grossa Harry Callahan tem uma sensibilidade tão grande, capaz de expressar sentimentos tão delicados. Meryl é maravilhosa, e a gente consegue traduzir o que ela está pensando, sem que diga uma palavra.

10 filmes subestimados

10 filmes subestimados

Assim como existem filmes superestimados, que ganham prêmios, arrebanham grandes audiências e depois desaparecem sem deixar sinal, há também aqueles que não recebem a atenção que merecem. Pesquisando-se com boa vontade, encontram-se dezenas de filmes injustamente esquecidos, principalmente entre as produções de Hollywood.

Easy Rider: o filme que mudou a América

Easy Rider: o filme que mudou a América

Nos anos 1960, a juventude se rebelou contra os valores das gerações antecedentes para viver como os lírios do campo e as aves do céu, entregue de corpo e alma a um ideal imediatista: “sexo, drogas e rock’n’roll”. A utopia não foi longe, mas gerou ao menos dois fenômenos culturais consideráveis: o Festival de Woodstock e o filme “Sem Destino”, que completarão 50 anos em 2019.

Os 100 momentos mais marcantes da história do cinema

Os 100 momentos mais marcantes da história do cinema

Antes de morrer, em 2013, o crítico de cinema Roger Ebert divulgou uma lista de 100 grandes momentos do cinema que agradou em cheio aos cinéfilos. Embora ele não os tenha numerado, pois não é um ranking, acrescentamos os números para facilitar o trabalho de quem quiser confrontar as informações com o que mostram os filmes. Considerado um dos mais influentes críticos americanos, Ebert era dotado de admirável capacidade de observação. Em muitos casos são minúcias que escapam à percepção de espectadores distraídos.