Se você adora conhecer cineastas autorais, que dão seu toque especial em cada produção que lança, deve conhecer um chamado Terrence Malick. Ele é diretor de filmes como “Cinzas no Paraíso”, “Além da Linha Vermelha” e “A Árvore da Vida”. Em cada um de seus filmes, ele dialoga com Deus e filosofa sobre a existência. Todos eles também possuem outra coisa em comum: mostrar como nós, seres humanos, somos pessoas bifurcadas, providas de várias emoções e, por isso, não podemos ser classificadas em rótulos como boas ou más, felizes ou tristes, calmas ou nervosas. Somos construídos de todas as emoções. Somos profundos e complexos. Essa lista da Revista Bula te indica um filme para cada momento em que você se sentir diferente. Destaques para “Vingança e Castigo”, de 2021, de Jeymes Samuel; “Um Banho de Vida”, de 2019, de Gilles Lellouche; e “Shirkers – O Filme Roubado”, de 2018, de Sandi Tan. Os filmes disponíveis na Netflix estão categorizados de acordo com um dia de humor e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Para os dias de fúria:
Quando criança, Nat Love viu seus pais serem brutalmente assassinados pelo criminoso Rufus Buck, que ainda fez uma cicatriz de cruz virada para baixo na testa do garoto. Agora adulto, Nat é um pistoleiro fora da lei, que ao saber que Buck está fora da cadeia, decide procurá-lo e vingar a morte de seus pais. Nat ainda poderá contar com a ajuda de alguns amigos nessa perigosa aventura pelo Velho-Oeste.
Para os dias tristes:
Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.
Para os dias melancólicos:
No verão de 1992, Sandi Tan, de 19 anos, e suas amigas, Jasmine Ng e Sophia Siddique, gravam o filme independente “Shirkers”. As jovens guardam as filmagens com seu professor e mentor Georges Cardona, quando partem de Cingapura para fazer faculdade. Tan, Jasmine e Sophia nunca mais se encontram com o professor. Após quatro anos da morte de Cardona, a ex-mulher envia um e-mail para Tan, a informando estar com as gravações. Tan, então, decide usar o material para realizar um documentário sobre o filme que fez com suas amigas e seu professor.
Para os dias de tédio e saco cheio:
Em uma penitenciária inovadora, administrada pelo brilhante visionário Steve Abnesti, os prisioneiros usam um aparelho implantado cirurgicamente que administra doses de drogas que alteram a mente. Por servir de cobaias, sua sentença é reduzida. Em Spiderhead, não há grades, nem celas ou uniformes, os prisioneiros voluntários podem ser eles mesmos… até mudarem completamente. Às vezes para uma versão melhor. Precisa relaxar? Tem uma droga que faz isso. Não sabe o que dizer? Também tem uma droga que pode resolver. Mas quando os prisioneiros Jeff e Lizzy formam um vínculo, sua jornada rumo à redenção sofre uma reviravolta, pois os experimentos de Abnesti começam a colocar à prova os limites do livre-arbítrio.
Para os dias de medo:
Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.
Para os dias felizes:
Pat Soltando é um ex-professor do ensino médio que tem um surto de violência ao flagrar sua esposa com outro homem no chuveiro. Depois de ser liberado de uma ala psiquiátrica de Baltimore, onde passou oito meses, ele retorna para a casa de seus pais, banido de sua vida anterior. Na vizinhança, ele desenvolve uma amizade improvável com Tiffany, uma viúva que luta contra a depressão e que está obcecada em vencer o concurso de dança local. Os dois se tornam parceiros na competição, enquanto se ajudam mutuamente a superar seus traumas e reconstruir suas vidas.
Para os dias de descanso:
Com ajuda de um amigo, um homem idealista constrói uma ilha fora do território marítimo italiano. Após declarar que o local é uma nação independente, chama atenção de turistas, inclusive pessoas que chegam para pedir cidadania. Conforme o local se torna cada vez mais popular e ele solicita reconhecimento da ONU, outros países se sentem desconfortáveis, especialmente a Itália, que passa a considerá-lo inimigo.