10 ótimos vinhos que podem ser encontrados por menos de 80 reais

10 ótimos vinhos que podem ser encontrados por menos de 80 reais


Há milênios, entre as idas e vindas da História, o vinho sempre esteve presente. Se não no papel de protagonista, pelo menos no de um coadjuvante da maior importância. Nos grandes círculos sociais e herméticos, a bebida já foi cultuada e rendeu elevada satisfação à glória de seus bebedores. Mas o vinho não precisa ser a bebida dos mais abastados. É possível colocá-lo em todas as mesas de jantar e ainda desfrutar de todas suas características olfativas, visuais e, especialmente, de seus amplos sabores. O vinho é para todos. Para apreciá-lo, já temos os instrumentos necessários: os sentidos. Bem treinados, a partir da experiência, eles capturam as características da bebida, mesmo em seus limites mais fundamentais. O vinho, cuidadosamente preparado e feito para agradar, sempre entrega qualidades, curiosidades e predicados que intrigam, incitam novos exames e abrem possibilidades. O aspecto essencial do ato de bebê-lo é despertar os sentidos para um universo de aventuras sensoriais. Para tanto, é preciso começar dos mais simples, reconhecer suas potencialidades, fazer-se perceber que o terroir — o local que produziu a uva — tem a capacidade de fazer eclodir obras-primas. Veja que grandes colheitas oferecem bons vinhos já em seus rótulos de entrada.

A escolha de um bom vinho passa pela necessidade de atender a dois critérios: o custo e o gosto, adequando-se tanto ao poder de compra quanto ao paladar do consumidor. A melhor maneira de encontrar uma boa combinação desses fatores é pesquisando em várias adegas e bebendo muito vinho. A peregrinação por mercados de vinho costuma ser um dos passatempos mais apreciados pelos entusiastas dessa bebida. A troca de experiências entre os aficionados, que nessas ocasiões ocorre de maneira gratuita e despretensiosa, é muito importante para nortear escolhas. Degustar, de modo rotineiro e equilibrado, é a única forma de adquirir um “acervo” olfativo e gustativo para que se possa começar a procura pela combinação que mais agrada em um vinho. Por isso, a melhor dica para encontrar os campeões de custo/benefício é mesmo fazendo essa romaria com frequência. Dessa forma, é possível encontrar excelentes exemplares com custos ainda mais convidativos e acessíveis. Segue aqui uma lista que pretende atender a esses dois critérios e dar orientação para buscas futuras, mas que é, como toda lista de vinhos, profundamente influenciada pelo gosto dos autores.

É sempre bom lembrar que o preço de um vinho sofre variações de acordo com o lugar onde você o adquire, por isso a dica de ouro é pesquisar.