No Dia D, publicamos uma lista com os 10 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade

No Dia D, publicamos uma lista com os 10 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade

Solicitamos aos nossos leitores e colaboradores que indicassem quais consideram ser os poemas mais emblemáticos de Carlos Drummond de Andrade, amplamente reconhecido como o poeta brasileiro mais influente do século 20. Carlos Drummond nasceu em 1902 na cidade mineira de Itabira e deu início à sua trajetória literária como colaborador do “Diário de Minas”, um importante veículo para os entusiastas do movimento modernista em Minas Gerais. Seu debut no mundo literário ocorreu em 1930 com a publicação de “Alguma Poesia”. O crítico Alfredo Bosi comenta sobre sua obra: “Assim como autores como Fernando Pessoa, Jorge de Lima, Herberto Helder e Murilo Mendes, Drummond atinge um patamar de introspecção que o desvincula das convenções da História, conduzindo o leitor a uma reflexão desprovida de referências, ideologias ou expectativas”.

Algumas de suas obras mais notáveis incluem: “Brejo das Almas” (1934), “Os Ombros Suportam o Mundo” (1935), “Elegia” (1938), “Sentimento do Mundo” (1940), “José” (1942), “A Rosa do Povo” (1945), “Claro Enigma” (1951), “Fazendeiro do Ar” (1954), “Lição de Coisas” (1962), “Boitempo” (1968), “Discurso de Primavera e Algumas Sombras” (1977), “Corpo” (1984), “Amar se Aprende Amando” (1985) e “O Avesso das Coisas” (1988). Drummond também se aventurou no campo da tradução, vertendo para o português obras de autores consagrados como Balzac, Choderlos de Laclos, Marcel Proust, García Lorca, Mauriac e Molière. Ademais, diversas de suas criações literárias foram traduzidas para idiomas como espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco e tcheco.

O poeta morreu no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1987, lamentavelmente apenas dez dias após a morte de sua única filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade. Desde 2011, ele é homenageado com o Dia D, inspirado no Bloomsday, dedicado ao célebre escritor irlandês James Joyce. Esta data, que coincide com o aniversário de Drummond, 31 de outubro, é celebrada tanto no Brasil quanto em Portugal.

É fundamental destacar que quaisquer listas são intrinsecamente subjetivas e nunca exaustivas. Afinal, opiniões, assim como percepções, são individuais. Assim, os resultados desta enquete refletem unicamente as opiniões daqueles que nela participaram.