Casais que bebem juntos são mais felizes, sugere estudo

Casais que bebem juntos são mais felizes, sugere estudo

Uma noite em casal acompanhada de um bom vinho ou de uma cerveja pode não ser uma má ideia, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa, publicada no “The Journals of Gerontology” (revista de gerontologia), analisou os hábitos de 2.767 casais idosos ao longo de quatro anos.

Os pesquisadores, especialistas das áreas de psicologia e psiquiatria, observaram que os casais que consumiam bebidas alcoólicas “diminuíram os aspectos negativos do casamento ao longo do tempo”. Isso quer dizer que aqueles que bebem são menos propensos a dizer que o cônjuge os irrita ou critica.

De acordo com os cientistas, casais que bebem juntos têm também taxas de divórcio mais baixas. Mas a situação muda se apenas um dos parceiros gosta dos drinks. “Quando um dos cônjuges bebe e o outro não, percebe-se piores resultados conjugais”.

É preciso ressaltar que a pesquisa se refere ao consumo de álcool moderado, de três a seis drinks por semana. “Essas descobertas são particularmente notórias, dado o aumento do consumo de álcool entre a população mais idosa e a importância da qualidade do casamento para a saúde dessas pessoas”, diz o estudo.