Saiba quem vai morrer em Game of Thrones

Saiba quem vai morrer em Game of Thrones

Desde que o primeiro episódio da série “Game of Thrones” foi ao ar, em 2011, o assassinato repentino e polêmico de figuras importantes da trama emocionou os espectadores incansáveis vezes. Para tentar evitar as surpresas, o físico húngaro Milán Janosov criou um modelo que prevê quem será o próximo personagem a morrer.

O pesquisador percebeu que no mundo criado pelo escritor George R.R. Martin, adaptado para a TV pela HBO, fidelidade de aliados e status são de extrema relevância, desencadeando redes sociais complexas. Ele, então, mapeou todas as redes de relacionamentos da realeza de Westeros, e desenvolveu um modelo que inclui pelo menos 400 personagens interconectados em 3 mil interações.

O mapa foi baseado no estudo de 600 cenas da série, e representa os personagens com pequenos pontos coloridos, cujo tamanho cresce ou diminui de acordo com os contatos estabelecidos em novos diálogos. Cada ponto está conectado a outros por linhas, que demostram a complexidade dessas relações entre eles.

A partir da representação, Janosov calculou cada uma das interconexões e percebeu um padrão de comportamento entre os personagens que já haviam morrido. Dessa maneira, o físico chegou a um algoritmo que é capaz de prever quem serão os próximos a morrer. Esse algoritmo estabelece as chances de morte que cada personagem possui, em porcentagem, bem como a margem de erro para o cálculo.

Próximas mortes

De acordo com a previsão do algoritmo de Milán Janosov, quem tem a maior chance de morte é Tyene Sand, com 95%; seguida de Daenerys Targaryen, com 91% de probabilidade de morrer. Grey Worm e Robin Arryn aparecem empatados em seguida, com 90%. Podrick, Edmure Tully e Greatjon Umber também apresentam chances iguais, com 88%.

É importante salientar que, como toda estimativa, pode haver erros. Não é segredo que R.R. Martin gosta de surpreender em suas tramas, por isso, mesmo um personagem com menores chances de ser aniquilado pode ser o próximo a morrer inesperadamente.

Confira a lista completa ou clique no link para ler o estudo de Milan Janosov.