Quatro novidades do mercado editorial que todo leitor precisa conhecer

Quatro novidades do mercado editorial que todo leitor precisa conhecer

Ptolomeu queria reunir todos os papiros escritos em sua Biblioteca de Alexandria. Gutenberg aposentou a pena e possibilitou a reprodução dos livros. Steve Jobs queria obsoletar o papel e colocar a Biblioteca de Alexandria no bolso. Grandes ou pequenas inovações que mudam a vida dos leitores surgem de tempos em tempos — selecionamos quatro recentes novidades que você não pode deixar de conhecer!

TAG — Experiências Literárias

TAG — Experiências Literárias

Fundada em meados de 2014, a TAG — Experiências Literárias é um clube de assinatura de livros que busca oferecer aos seus associados uma nova forma de consumir literatura. Todos os meses, o clube envia à casa de seus associados um kit literário contendo uma obra-surpresa, selecionada por um dos curadores convidados — nomes como Luis Fernando Verissimo, Martha Medeiros e Mario Vargas Llosa. A curiosidade pelo próximo título e a qualidade da curadoria não são os únicos ingredientes dessa experiência literária. As edições que chegam aos associados são especiais, feitas em capa dura e papel creme, com projeto editorial e estético exclusivos para os associados — indisponível, portanto, para compra em livrarias. A apresentação da obra do mês é feita por primorosa revista que acompanha cada edição, acompanhada também por um box colecionável, por um marcador de página personalizado e, eventualmente, algum “mimo” literário, como um cartão postal, ímãs de geladeira ou outros presentinhos relacionados à temática da obra.

Viajar por caminhos literários desconhecidos, conhecer novos autores, ler obras que normalmente não leria, ganhar novos livros favoritos e morrer de ansiedade pela próxima caixinha são sentimentos compartilhados entre os mais de 12 mil associados que já fazem parte deste novo fenômeno do mercado literário.

Kindle Unlimited

Kindle Unlimited

Em 19 de novembro de 2007, a Amazon anunciava o lançamento do primeiro Kindle — um e-reader com tecnologia de tela feita para leitura, que quebrou as barreiras dos átomos e permitiu o acesso aos livros de pixels — tornando-se, desde então, pauta constante entre editores, livreiros, autores e leitores para discutir o futuro do livro. Curiosamente, em julho de 2014, no mesmo mês em que a TAG — Experiências Literárias iniciava suas operações aqui no Brasil, a gigante norte-americana lançava um serviço de assinatura de livros digitais: o Kindle Unlimited. Por R$ 19,90 por mês, o usuário tem acesso a mais de um milhão de títulos, uma alternativa econômica para quem não se opõe, ou prefere, a leitura digital. Afinal, apesar do avanço tecnológico, a praticidade de levar milhares de títulos em um único dispositivo tem seu preço: eles vêm sem o cheiro, sem o toque das folhas, sem projeto estético, sem a companhia dos livros em nossas bibliotecas.

Navegar é Preciso, da Livraria da Vila

Navegar é Preciso

Os versos de Fernando Pessoa foram levados a sério pela Livraria da Vila, que desde 2011 organiza, anualmente, um cruzeiro literário intitulado Navegar é Preciso — Uma Viagem Literária por Rios Cheios de Histórias. Saindo de Manaus, o barco adentra o Rio Negro para explorar a Amazônia. Trilhas pela mata, focagem noturna de jacarés e visitas a comunidades ribeirinhas se intercalam com peças teatrais, shows musicais e encontros com escritores. Já estiveram presentes Valter Hugo Mãe, Mary Del Priore, Ziraldo, Marina Colasanti e Mario Prata, entre muitos outros artistas e escritores. Para os leitores que, quando pensam em férias, logo se imaginam rodeados de livros, colocando as leituras em dia, talvez passá-las a bordo de um cruzeiro literário possa ser ainda mais interessante.

Expresso Letrinhas

Expresso Letrinhas

Pais leitores, preocupados em manter o hábito em seus filhos, muitas vezes têm dificuldade de escolher os livros adequados para as crianças. Pensando neles, a editora Companhia das Letras fundou, neste ano, uma espécie de TAG — Experiências Literárias para crianças. Todos os meses, o time editorial escolhe dois livros para enviar ao seu pequeno: um deles será sempre um clássico da literatura infantil, portanto não será escolhido com base na idade das crianças, já que clássicos são para todos — inclusive para os adultos — e podem fazer parte de qualquer biblioteca; o segundo livro será escolhido com base na faixa etária do leitor. Além da seleção dos livros, os leitores também receberão algumas surpresas a bordo… Assim, a leitura será sempre uma novidade e ficará ainda mais divertida!