Discover
10 filmes da Netflix que serão chamados de clássicos em um futuro breve

10 filmes da Netflix que serão chamados de clássicos em um futuro breve

Certa vez ouvi alguém contar a história da animação “O Estranho Mundo de Jack”. Um clássico contemporâneo, o filme, conhecido por levar o nome de Tim Burton, na verdade foi dirigido por Henry Selick, cujos maiores sucessos depois desta obra foram “James e o Pêssego Gigante” e “Coraline e o Mundo Secreto”. Mas o conto sombrio do Natal de Jack foi mesmo inspirado em um poema de Tim Burton. Na época, o medo do fracasso foi tão grande que a Disney, que produziu o filme, não quis ter sua marca associada e assinou como Touchstone Pictures.

Sem muito sucesso, após seu lançamento em 1993, o humor agressivo e obscuro não chegou a ser abraçado pelas crianças e, muito menos, pelos pais. De maneira tão excêntrica quanto o próprio filme, os produtores se deram conta que, ao longo dos anos, “O Estranho Mundo de Jack” havia virado um fenômeno cultural, que lucrava fortunas com produtos, como camisetas, chaveiros e mochilas. A mágica aconteceu. O sucesso foi um prato jantado frio e estava lá um verdadeiro clássico, relançado nos cinemas em versão 3D em 2006. Nesta lista, alguns filmes especiais que a Revista Bula acredita que se tornarão clássicos do futuro, com produção da Netflix. Entre eles, “A Escavação”, de 2021, de Simon Stones; “O Tigre Branco”, de 2021, de Ramin Bahrani; e “A Voz Suprema do Blues”, de 2020, de George C. Wolfe. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.