15 bibliotecas online para baixar livros gratuitos: literários, técnicos e acadêmicos

15 bibliotecas online para baixar livros gratuitos: literários, técnicos e acadêmicos

Além de exercitar a mente e desenvolver o raciocínio, a leitura amplia nossa visão e compreensão acerca do mundo. Ler é fundamental e os benefícios desse hábito são comprovados cientificamente. Mas, livros costumam ser caros no Brasil, o que dificulta o acesso de boa parte da população. A boa notícia é que, hoje em dia, o preço não é mais uma dificuldade para os que realmente se interessam pela literatura. Para ajudar os leitores que procuram bons livros na internet, a Revista Bula reuniu 14 sites que disponibilizam obras para download gratuito. Entre os selecionados, estão projetos que oferecem livros literários, como a Coleção Machado de Assis e a Coleção Fernando Pessoa. Mas, também existem sites que disponibilizam obras e documentos científicos, como a Coleção SciELO de Livros Acadêmicos e a Biblioteca Digital Mundial.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, em formato multilíngue e gratuito, tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar. O projeto, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas, engloba universidades e bibliotecas de 193 países.

Clique no link para acessar: Biblioteca Digital Mundial

Coleção Biblioteca do Senado

A Livraria Virtual do Senado disponibilizou para download gratuito 125 livros raros, esgotados ou de referência nas áreas de arquitetura, jornalismos, crítica literária, fotografia, história, direito, política, biografia e literatura. Embora apareçam com preço, é possível fazer o download gratuito em PDF.

Clique no link para acessar: Coleção Biblioteca do Senado