41 perfis do Instagram para apreciadores de arte

41 perfis do Instagram para apreciadores de arte

As redes sociais podem ser, ao mesmo tempo, um vasto mar de inutilidades e perda de tempo ou um oceano de conhecimento e conteúdos relevantes. Dependerá, sobretudo, daquilo o expectador busca. O Instagram talvez seja uma boa síntese dessa ideia. De fotos de pessoas em trajes sumários a frases motivacionais, de gatinhos e cãezinhos fofinhos a notícias cotidianas, de artistas profissionais e amadores às maiores galerias de arte do mundo. Essa é uma das flexibilidades da rede de imagens.

Partindo dessa premissa, a Revista Bula selecionou 41 perfis — de díspares perfis e tendências — para os apreciadores de arte (num quadro geral, artes plásticas e visuais). Os perfis selecionados trazem um panorama de artistas de diferentes escolas e épocas, galerias de arte e publicações especializadas. A lista não se preocupa com apenas um padrão ou linha estética. Diversas perspectivas artísticas são contempladas. Como toda lista, essa também não tem a pretensão de ser definitiva e completa. É apenas um recorte. Por isso, toda sugestão para ampliá-la é bem-vinda, assim como também as discordâncias.

@tjalfsparnaay

Desde 1987, Tjalf Sparnaay é um dos grandes nomes do hiper-realismo. Seu trabalho é uma verdadeira apoteose. Seu perfil no Instagram é bem semelhante ao do pessoal que gosta de postar foto de comida, com a diferença que as imagens dele, ele pinta.

@streetartglobe

Galeria online da rede de imagens que reúne trabalhos de diferentes formatos, como pintura, montagem e instalação de artistas de todo o mundo.

@lowbrowpopsurrealists

Com foco em artistas contemporâneos que usam a temática pop mesclada ao estilo surrealista, esse perfil faz uma rápida reunião dos grandes nomes da arte surreal moderna.

@futurmag

Perfil turco que agrega conteúdos de ilustração e pop art, o Futurmag é uma revista futurista, com trabalhos criativos, que suscitam reflexões sobre os elementos da vida moderna.

@banananny

Esse perfil é para quem, além de ser apreciador de arte, é também amante de banana. A fruta, rica em potássio, é o principal tema desse perfil, que agrega todos os tipos de intervenções e obras em que o fruto seja o protagonista.

@nicolettaceccoli

Ilustrando temas infantis e recriando cenas de contos de fadas com toques de surrealismo, a ilustradora Nicoletta Ceccoli cria um universo etéreo no qual a infância adota tons sombrios.

@love.watts

Mais um perfil de reunião de trabalhos. Aqui o foco é a provocação, em obras de arte moderna que pensam os temas atuais numa mistura de trabalho artístico e publicidade. Que os debatedores fiquem à vontade para discutir os limites entre uma e outra.

@artesdepressão

Talvez a própria descrição do perfil já traga uma justificativa plausível para ele estar aqui: “investigação sucinta do humor e ironia do campo artístico”. Brincando com a linguagem do meme, o perfil traz uma ampla pesquisa de obras de arte, o que o torna interessante para o humor e para referências.

@beautifulbizarremagazine

Aqui quem domina é o bizarro e a iconoclastia. O Beautiful Bizarre Magazine é o perfil de uma revista de artes popular na internet, nos formatos físico e digital, em inglês, bastante acessível para aqueles que buscam novas referências de arte contemporânea.

@laysealmadaart

A arte de Layse Almada, ilustradora paraense que vive em São Paulo, é carregada de um forte discurso simbólico e político. Com elementos da natureza e a representação do corpo, Layse brinca com imagens e figuras. Para quem gosta de uma sacudidela na cabeça.

@art_psycho

Fotografia, pintura, ilustração, colagens e montagens. Todos puxam você para uma reflexão sobre o humano moderno e suas prioridades. O nome faz jus ao perfil.

@allansieber

Muito “rico e muito famoso”, Sieber é um dos importantes nomes da charge e ilustração no país. O seu perfil tem bastante do seu trabalho e de algumas intervenções que ele gosta de fazer nas horas vagas em revistas de celebridades e de notícias políticas.

@kwonkyungyup

Kwon Kyung-yup, artista coreana que usa a técnica da pintura a óleo, tem um traço delicado e seus trabalhos carregam a tranquilidade como forte característica. Para olhar com calma.

@labottegadellarte

A tatuagem é uma das grandes artes modernas, mesmo não sendo uma novidade contemporânea. E o estúdio La Bottega dell‘Arte, de Goiânia, mostra em trabalhos detalhados — com predominância da técnica pontilista —, o quanto a arte da tatuagem pode atingir novos patamares.

@themuseumofmodernart

Perfil do MoMA (The Museum of Modern Art), um dos mais importantes museus de arte do mundo. Nele se pode acompanhar algumas das exposições, além de conhecer um vasto leque de referências da arte moderna.

@henrikaau

O norueguês Henrik Aarrestad Uldalen, um dos grandes nomes da pintura a óleo da atualidade, alimenta seu perfil com parte do seu trabalho, que representa uma forte mescla, contendo elementos clássicos de composição e modernidade de temas.

@notasvisuais

De Florianópolis, o artista visual brasileiro Susano Correia produz uma série de obras que carregam no seu escopo representativo um tom lúgubre e sombrio.

@museelouvre

Habitação das mais importantes obras artísticas da história da humanidade, o Museu do Louvre é parada certa para os interessados em artes pelo mundo e seu perfil no Instagram tem um rico conteúdo sobre o espaço do museu e de suas obras.

@raycaesar1111

O perfil do inglês Ray Caesar é de encher os olhos. Com traços sutis, relendo temas clássicos, ele monta um painel rico de obras em seu espaço na rede social de imagens, com suas mulheres e meninas de cabeças largas.

@tamilustras

Esse é um perfil para quem gosta de ilustrações “fofas”. A artista paraense, atualmente radicada em São Paulo, tem em seu perfil ilustrações delicadas, ricas em cores e formas, que encantam até o mais bruto e sisudo dos contempladores de arte.

@paintguide

Criado pelo também artista Etam Cru, esse perfil é um compilado de artistas e obras de que Etam gosta. Por ser uma curadoria rica em conteúdo, o perfil acabou agradando bastante, se tornando um dos mais populares da rede social.

@mariakreyn

Segundo a pintora Maria Kreyn, ela pinta em apenas duas ocasiões: quando está amando, e quando não está. E, independente disso, suas obras são monumentais, principalmente no trato que dá à representação do corpo.

@nudegrafia

Com ilustras produzidas pela brasileira Tarlei (que se denomina uma monogâmica pervertida alegremente casada), o Nudegrafia tem como conteúdo ilustrações que usam o sexo como tema, discutindo tabus e representando formas de prazer sexual.

@mamoficial

Perfil oficial do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Excelente para acompanhar as exposições frequentes que acontecem no espaço e saber mais sobre as novidades do mundo da arte.

@pink_part__

Perfil de arte erótica que, por razões óbvias, tem acesso fechado, podendo assim segui-lo apenas quem tiver a aprovação do(s) administrador(es) do perfil. Ou seja, o conteúdo é de primeira para aqueles que gostam do tema.

@basquiatart

Perfil em homenagem ao artista norte-americano Jean-Michel Basquiat, um dos mais relevantes nomes do neoexpressionismo e da arte moderna. O endereço traz um farto conteúdo de obras do artista, como também um importante trabalho de pesquisa iconográfica a respeito de Basquiat.

@sid.amieneri

A artista italiana Amie Neri tem um trabalho obscuro de ilustração. Com poucas publicações e poucos seguidores, o perfil de Sid já passou por algumas fases, como sua relação com seu gato, e agora ela retrata cadeiras solares com hashtags misteriosas como legenda.

@banksy

Um dos artistas mais conhecidos da contemporaneidade, o grafiteiro Bansky também tem o seu perfil no Instagram, onde publica seus provocadores trabalhos.

@petitesluxures

O tema desse perfil francês é a luxúria e todas as suas possíveis formas de manifestação. Com ilustrações minimalistas, os trabalhos representam verdadeiras obras de arte pela sutileza das insinuações.

@mariesebastian

Também tendo o erotismo como tema, o perfil agrega ilustrações antigas que retratam situações sexuais. Um grande trabalho de pesquisa de imagens.

@rsconnett

O trabalho de Robert Connett é rebuscado, ao mesmo tempo que brinca com a sensação de psicodelia. O mundo criado por Robert tem forte inspiração na anatomia e biologia, o que cria um trabalho de intenso impacto no expectador.

@dariosevillano

Com predominantes características geométricas, que usa elementos da natureza e temas indígenas, a obra do argentino Dario Sevillano é de uma riqueza ímpar para quem gosta dos trabalhos latino-americanos.

@alphachanneling

Lembrando muito os traços de desenhos indianos, os trabalhos desse perfil retratam, com bastante sutileza, o erotismo e a conexão que as relações sexuais carregam. Além de fazer representações dos genitais humanos de acordo elementos da natureza e arquitetônicos.

@notbanksyforum

Por sorte ninguém é unânime. Menos ainda na arte. Nem mesmo o incensado Bansky, que tem aqui seu contraponto. Acusado de cobrir outros trabalhos, uma verdadeira heresia no mundo do grafite, Bansky também recebe esse mesmo tratamento de um grupo de grafiteiros que cobrem suas obras com outros trabalhos. Bom para quem gosta de uma rixa de peixe grande.

@robertoferri_italianpainter

Há quem o considere o Caravaggio moderno. Talvez não chegue a tanto, mas seu trabalho — fortemente inspirado no Barroco e no Romantismo — remete diretamente aos áureos tempos da arte clássica. Trabalho monumental.

@johnbogeaartwork

Fã de Edgar Allan Poe, o ilustrador e designer John Bógea tem seu trabalho voltado para temas curiosos, com toques sombrios, que lembram bastante o desenho de quadrinhos. Para quem gosta de boas surpresas.

@jonbeinart

Com fixação em centopeias feitas de bonecas e antropomorfismo, Jon Beinart é um ilustrador adepto de temas estranhos e grotescos, e o trabalho dele é uma boa forma de perceber isso.

@florenceacademyofart

Florença já foi um dos grandes polos de produção de arte do mundo. Hoje, talvez, seu papel não seja de tanto protagonismo assim. Porém, grandes talentos ainda provêm de lá, como comprova o perfil da academia de arte da cidade.

@emanuele_dascanio

O trabalho hiper-realista de Emanuele Dascanio, que explora imagens em preto e branco, é de causar espanto por sua extrema semelhança com fotografias de alta resolução. Os detalhes, que vibram em seus traços, se tornam desconcertantes quando se aproxima mais o olhar e percebe-se que é “somente” uma pintura.

@tate

Por meio de conteúdos constantemente atualizados, em suas distinções, o Museu Nacional de Arte Moderna do Reino Unido e suas quatro galerias são contempladas nesse perfil.

@edricy_franca

O artista, que produz suas obras lá na ponta do país, no Amapá, é considerado um dos grandes nomes na arte do desenho em pele. Tem um traço fino e explora a temática indígena como poucos no Brasil.

@sirjoancornella

Joan Cornellà Vázquez, cartunista e ilustrador espanhol, é dono de uma das obras mais desconcertantes que se pode ver pelas redes sociais atualmente. Repletas de surrealismo, humor negro e provocações de toda espécie, as tirinhas humorísticas de Joan são para deixar qualquer um sem reação.