21 páginas do Facebook que todo amante do cinema precisa conhecer

21 páginas do Facebook que todo amante do cinema precisa conhecer

Desde as primeiras imagens móveis, criadas pelos irmãos Lumière, o cinema se estabeleceu como a arte do fascínio, da doce ilusão, e também como a arte das possibilidades, do impossível, do improvável. Com muita justiça, passou a ser considerado a sétima arte. E são muitos os que a ela se dedicam com devoção ou são ávidos contempladores das obras que eclodem do seu centro. Para esses aficionados, a Revista Bula selecionou 21 páginas relacionadas ao cinema, que todo cinéfilo precisa conhecer. As páginas escolhidas abordam o tema sob diversas perspectivas: por meio do humor, da apresentação de clássicos, do processo e curiosidades das produções cinematográficas, como também a partir de debates e análises de técnicas relacionadas ao cinema.

Espaço da Sétima Arteespaco da setimaarte

Espaço que realmente encara o cinema como a Sétima Arte, a página possui um gigantesco acervo com estudos sobre filmes novos e antigos, muitos deles desconhecidos do grande público, o que transforma a navegação pelo conteúdo numa viagem de descoberta de referências.

Every Frame a Paintingevery frame a painting

Analisando o estilo e a técnica de grandes nomes do cinema como Martin Scorsese, David Fincher, Steven Spielberg, Edgar Wright, entre outros, o diretor e editor Tony Zhou criou um canal no YouTube chamado “Every Frame a Painting”, que é um prato cheio para os amantes do cinema. Na página do canal dá para acompanhar todas as novidades. Fica a sugestão para cinéfilos e curiosos se inteirarem sobre os processos de criação e composição de obras cinematográficas.

Dias de Cinefiliadias de cinefilia

Com bom humor, “Dias de Cinefilia” é o endereço certo para se descontrair e saber das novidades a respeito de premiações, atores e diretores. Destaque para a marca registrada da página: a comemoração dos aniversários.

Cahiers du Cinémacahiers du cinema

Uma das mais importantes publicações de crítica cinematográfica do mundo, a francesa “Cahiers du Cinéma” — que já teve colaboradores do calibre de Godard, Truffaut, Bresson e outros tantos — é uma ampla porta de entrada para entender o cinema europeu e também o de outros núcleos geográficos de produção audiovisual espalhados pelo planeta.

Cinematologiacinematologia

Com frases coletadas de filmes e séries, o “Cinematologia” reúne devotos da sétima arte. O conteúdo da página é diversificado e está em constante atualização. Vale acompanhar.

Lars von Trierlars von trier

Para quem gosta de experimentações e discussões filosóficas, a obra do dinamarquês Lars von Trier é um banquete. E para quem — com o mesmo interesse — gosta de acompanhar a produção de obras seminais de perto, a página oficial do cineasta é o lugar certo.

Cineramacinerama

Como diz em sua descrição, “Cineramafoi feita para “cinéfilos e desocupados, que não estão a ver navios, mas sim a navegar nesse mar cinematográfico”. Vale a pena.

Filmowfilmow

O “Filmow” é a maior rede social de cinema do país. Nele é possível acompanhar todas as novidades do mercado cinematográfico, a cobertura dos mais importantes festivais de cinema do mundo, além de listar seus filmes em categorias como: quero ver, já vi, não quero ver. A página é uma extensão da rede.

Ingmar Bergman Foundationingmar begman fundation

Um dos nomes seminais da sétima arte, Ingmar Bergman — por meio da página de sua fundação — mantém-se vivo. O conteúdo da página apresenta um amplo painel de imagens e textos sobre a obra do dramaturgo e cineasta sueco. Sem dúvida, uma das páginas fundamentais para os cinéfilos.

Cinetoscópiocinetoscopio

A página, uma das mais conhecidas no Brasil, transita entre filmes modernos, contemporâneos e clássicos, com pinceladas em algumas séries. Não deixe de apertar o botão “curtir”.

B Side of Great Moviesb side of great movies

Pequena em volume de curtidas, mas um ótimo repositório de curiosidades cinematográficas e imagens de bastidores. Para quem gosta de ver o lado B de grandes filmes, o lugar é aqui.

Mulher no Cinemamulheres no cinema

O “Mulher no Cinema” é um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho feminino no cinema, sejam elas atrizes, roteiristas, figurinistas, diretoras, entre outras importantes funções. Página extremamente válida, para todos os gêneros.

Isabela Boscovisabela boscov

Conhecida crítica de cinema, Isabela Boscov mantém sua página pessoal sempre atualizada, com críticas dos mais recentes filmes lançados do mercado. Página importante para debater e discutir cinema.

Adoro Cinemaadoro cinema

O maior site de cinema do país, o “Adoro Cinema” é um dos mais importantes canais para se abastecer das novidades do mercado audiovisual, além de notícias de bastidores, atores, atrizes, produtores e diretores. Para curtir sem receio.

365 Filmes365 filmes

O que começou com a proposta de ver um filme por dia durante um ano, acabou tomando grandes proporções e hoje se tornou a influente “365 Filmes”. Agrega, além da página, um blog e uma loja virtual com acessórios temáticos de cinema.

The Academythe academy

Página oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou simplesmente Academia, que traz todo o conteúdo a respeito de sua maior premiação — o The Academy Awards, ou Oscar. Um “curtir” obrigatório para os cinéfilos.

Vi nos Filmesvi nos filmes

Citações, curiosidades, irreverência e conteúdo interessante você encontra no “Vi nos Filmes”, que atende bem a proposta do seu nome em apresentar trechos e cenas de filmes das mais diferentes épocas e escolas.

Rubens Ewald Filhorubens ewald filho

Página de um dos mais conhecidos — e irônicos — críticos nacionais de cinema. A Fan Page traz opiniões a respeito de premiações e as novidades do mercado cinematográfico.

Citando Cinemacitado cinema

Esta é para você que gosta de uma boa citação, daquele trecho que o marcou num filme e que você quer ver, rever e compartilhar com todos.

Pablo Villaçapablo villaca

À frente do site “Cinema em Cena”, Villaça é um dos mais prodigiosos e influentes críticos de cinema do país. Com uma produção bastante consistente — chegou a produzir 60 textos de qualidade em 60 dias seguidos —, Pablo Villaça comenta sobre os lançamentos, além de estar na cobertura dos principais festivais de cinema do mundo. Curtida essencial.

La Cinéphilela cinephile

O nome, com o charme do francês, já é um convite e tanto. O conteúdo é outro atrativo interessante. “La Cinéphile” é uma página francesa que agrega em pequenos vídeos trechos de clássicos do cinema mundial — com enfoque principal nas películas francesas. Uma página de encher os olhos de qualquer cinéfilo.