1000 horas com as maiores lendas da história jazz para download gratuito

David W. Niven foi um professor do ensino médio de Nova Jersey, Estados Unidos. Durante 70 anos ele gravou 650 fitas cassetes de jazz, totalizando mais de 1000 horas de música. O acervo traça um panorama de toda a história do Jazz, de 1921 a 1991, ressaltando a força do gênero musical e suas transformações ao longo de mais de meio século.

Em 2013, com autorização da família de Niven, o arquivista Kevin J. Powers digitalizou toda a coleção, intitulada “Early Jazz Legends”, e disponibilizou na internet. Para Powers, o acervo representa o que há de melhor música americana do século 20. Niven também escreveu setlists e notas que estão disponíveis juntamente com a coleção.

Nomes como Louis Armstrong, Bix Beiderbecke, Duke Ellington, Benny Goodman, Miles Davis, John Coltrane, Charlie Parker, Ornette Coleman, Dizzy Gillespie e Charles Mingus fazem parte do acervo. Os arquivos estão disponíveis nos formatos Mp3, Ogg Vorbis, Vbr e Torrent. Para fazer o download basta clicar sobre o formato desejado e mandar salvar.

Clique no link para acessar: 1000 horas com as maiores lendas da história jazz para download gratuito