Não se engane. Quem te deixa esperando não quer estar contigo

Não se engane. Quem te deixa esperando não quer estar contigo

Houve um dia em que você ficava esperando. Esperava a mensagem que nunca chegava, o convite que não era feito e aquela pessoa que vivia te enrolando. Você aceitava o atraso rotineiro de quem tinha combinado de te encontrar. De tantas esperas que já teve em sua vida, finalmente você compreendeu que tem gente que te magoa mesmo sem querer, pois, muitas vezes, a expectativa foi criada por você.

Entretanto, também tem gente que te oferece companhia, mas nunca está presente, principalmente nos momentos em que você mais precisa. E o esforço que você sempre fez para ser amado por quem não te ama é cansativo demais. Esta relação em que não existe reciprocidade de sentimento começa a não valer a pena.

Porque tem espera que não é falta de persistência ou paciência: é ilusão. Essa situação te deixa angustiado a ponto de acessar todos os dias a sua conta de e-mail para ver se já lhe responderam. É como ficar olhando de cinco em cinco minutos para a tela do seu celular.

É doloroso admitir tal situação, mas, ao mesmo tempo, é uma sensação libertadora. Mesmo porque há pessoas que não estão a favor nem contra você, elas simplesmente não te querem.

Nietzsche disse: “Somente quando o homem tiver adquirido o conhecimento de todas as coisas poderá conhecer a si mesmo. Porque as coisas nada mais são que as fronteiras do homem”. Conhecer a si mesmo também é reconhecer quando se está fazendo de tolo ou sendo impertinente para alguém. É duro admitir. Dói lá dentro. Porém, como disse o filósofo: “O que não nos mata nos fortalece”.

Sua força é a sua capacidade de enxergar o quê — ou quem — não está te fazendo bem. A experiência de ter sido humilhado ou ignorado é salvadora, já que você não se permitirá cair em situações semelhantes no futuro. Com as coisas boas que vêm com a maturidade, você aprendeu a desistir. Não é uma renúncia por falta de coragem ou desânimo, e sim pela capacidade adquirida de perceber quando passou a ser evitado por alguém.

Hoje você não se engana. Não trata mais como primeira opção quem te trata como segunda (ou última!) opção. Se alguém sempre te deixa esperando, você refaz suas escolhas. Traça o seu novo caminho. Explora suas fronteiras… Não espera pelas oportunidades, você mesmo vai buscá-las.

Onde existe amor, a espera não será eterna. E a vida é muito curta para perder tempo com quem não te quer.