E se toda guerra fosse de travesseiros? E o choro fosse só de alegria?

E se toda guerra fosse de travesseiros? E o choro fosse só de alegria?

(Para todas as crianças. Especialmente para o meu filho autista)

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão… Porque eram feitas de milhões de marshmallows! E, quando chovia, elas despejavam confetes de chocolate colorido, que iam tingindo casas, carros, avenidas inteiras e quem mais passasse por ali, sem pressa, naquele dilúvio açucarado. De boca aberta é mais gostoso ficar, como debaixo de um balão cheio de doces, à espera daquele que vai furar a bexiga e regar todos os pequenos com guloseimas! E que sejam pequenos, grandes, vovô e vovó, tios e primos, cachorro, gato, papagaio. Todo mundo junto numa festa só, dentro de um balão mágico ou numa nave espacial!

E se todo prédio fosse de casquinha de sorvete, onde as janelas fossem bolas dos mais variados sabores? Deveríamos lamber e provar cada uma delas antes que derretessem sobre as pessoas lá embaixo. Gramados de chicletes, ruas de açúcar, calçadas de granulado colorido! Carros, só de pipoca, amendoim e coquinho. Caminhões de alegorias, com os personagens da Disney: princesas e príncipes, piratas e fadas, sapos, unicórnios, cavalos e cavaleiros! Mas uma regra teria: que todos usassem suas fantasias!

Árvores de diversas cores, com troncos de pirulitos e folhas de algodão doce. Longos galhos de pé de moleque levariam até as flores de brigadeiro, beijinho, bicho de pé e cajuzinho! Em forminhas multicolores, de corações e papel brilhante. Ah, e os rios? Que sejam feitos de chocolate quente, bem cremoso, cheio de espuma. Com picolés flutuantes, os mares mudariam de cor e os arcos-íris, esses sim, poderíamos tocar, pintar e nos lambuzar com todas as suas nuances de aquarela comestível. Imagine só: piscinas de bolinhas de gelatina, banheiras transbordando doce de leite, chuveiros que derramassem jujuba!

E se toda guerra fosse de travesseiros? Se todas as pessoas chorassem só de rir? Cócegas seria cumprimento universal! Bombas, só de chocolate! Sonhos com muito creme! Gritos de euforia, guerras de serpentina, explosões de alegria! O mundo perfeito cheio de palhaços, bailarinas, mágicos e bichos. Queria ter um elefante no meu aquário, tubarões só de bala de goma. Ver girafas bebês jogando futebol no quintal, peixes comendo pipoca no sofá e um leão de verdade, de pelúcia, como melhor amigo!

Poderíamos comer bombons todos os dias! Eles surgiriam nas paredes e, quanto mais a gente comesse, mais eles brotariam! Que legal deve ser comandar um navio de biscoito e resgatar pessoas com cordas de chiclete a metro. Pilotar um avião até o Japão e saltar de paraquedas pra cair num pula-pula cheio de balas! Depois, voar de foguete até a lua e descer por um escorregador gigante de geleia de morango, trazendo o sol pra ser o abajur do meu quarto. E que na minha cama de estrelas caibam todos os meus amigos: os que estão por aqui e os que viraram anjos, pra gente ver todos os países e todas as galáxias.