11 canções essenciais da música popular brasileira

11 canções essenciais da música popular brasileira

Fotografia: A.PAES / Shutterstock.com

Uma lista com 11 músicas importantes da MPB é algo impossível de se fazer, mesmo porque existem as que são importantes e necessárias, as que são necessárias e não são importantes, as que são importantes e não são necessárias…

A música, por si mesma, é fruto da junção da melodia com o ritmo e a harmonia. Já a letra da música tem que ser confeccionada, adaptando-se à estrutura musical, não sendo, portanto, um poema cantado. Dicotomizar a representatividade e o valor do poeta e do letrista é no mínimo um purismo estrutural da língua que uns poucos ainda conservam.

A MPB é aquinhoada com grandes compositores, muitos deles letristas também, e por que não dizer, poetas. Temos músicas riquíssimas em poesia e melodia, com harmonias simples ou até eruditas, complementadas por letras que são verdadeiras obras de arte.

Classificar somente 11 músicas, neste universo melodioso e caudaloso do cancioneiro popular brasileiro, é tarefa laboriosa e inglória. Tanto é verdade que proponho aqui que continuemos com a listagem sem delimitá-la, procurando sempre mostrar a dualidade entre importância e necessidade no tocante à MPB.

Clique para ouvir pelo Spotify